NotíciasPolítica

“Vocês vão morrer”: prefeita de cidade na Flórida alerta moradores que não deixarem região até chegada do furacão Milton

A prefeita de Tampa, na Flórida (EUA), Jane Castor, alertou os residentes que escolherem permanecer em áreas de evacuação à medida que o furacão Milton, que já atingiu a categoria máxima na escala, se aproxima da costa oeste do estado.

Jane Castor fez uma declaração dramática a uma repórter da CNN na segunda-feira (7), afirmando: “Posso dizer sem qualquer drama: se vocês escolherem ficar em uma dessas áreas de evacuação, vocês vão morrer”. Ela se referia às áreas dentro do Condado de Hillsborough que receberam ordens de evacuação obrigatória, especificamente as Zonas A e B, bem como áreas residenciais de casas móveis.

De acordo com a prefeita, o furacão Helene serviu como um “chamado de atenção”. Contudo, a possível ameaça advinda do furacão Milton é “literalmente catastrófica”, completou ela.

Publicidade

Intensificação do furacão

Nos últimos dois dias, o furacão Milton se intensificou, alcançando a categoria 5 devido ao recorde de calor nas águas do Golfo do México.

Estima-se, segundo especialistas, que ele aumente de tamanho, gerando mais impacto em uma área ampla, mesmo que reduza sua categoria ao chegar em terra firme.

É previsto que o furacão atinja a costa do Golfo da Flórida na quarta-feira (9). A localização exata do impacto do furacão na costa da Flórida é incerta, podendo ocorrer em qualquer lugar entre Cedar Key, no norte, e Naples, no sul. As áreas de Tampa ou Ft. Myers também podem estar possivelmente incluídas.

Recentemente, a costa do Golfo da Flórida foi atingida pelo furacão Helene, inicialmente como uma tempestade, mas alcançando a região de pântanos como um furacão de categoria 4.

As autoridades solicitam que os moradores, ainda em recuperação dos estragos provocados pela tempestade anterior, se retirem ou se preparem para um novo evento climático de alto risco.