NotíciasRio de Janeiro

Você sabe o  que é o Jacu? As fezes do pássaro são utilizadas para fazer café de luxo no Brasil  

Antes de anunciar alguns intervalos comerciais no programa Direto da Redação, o jornalista Roberto Barbosa afirma que vai saborear um café exótico, produzido a partir do cocô do Jacu. Ele chega a exibir imagens da ave, supostamente, criada em cativeiro com a única função de produzir a matéria prima que materializa o café que o jornalista diz consumir diariamente no programa.

Segundo ele, o produto “energiza o corpo, é afrodisíaco, protege contra olho gordo e atai prosperidade“. 

A referência ao café exótico levou uma internauta, a aposentada Neuza Soares, a buscar informações sobre o produto. Segundo ela comentou durante o programa, por meio de uma postagem no Facebook, na pesquisa ficou surpresa com o preço: mais R$ 1.000 o quilo, bem acima do preço do café que costuma consumir.  

Hoje, o quilo do café no Brasil realmente vale mais de R$ 1.000, mas pode ser encontrado por valores ainda maiores no exterior, especialmente em lojas de luxo.

Por mais incrível que pareça, as fezes dos pássaros Jacu possuem uma função peculiar: são utilizadas na produção de cafés brasileiros que podem ser encontrados até mesmo em lojas de luxo, segundo destaca uma reportagem da agência Russia Today (RT).

“O pássaro possui uma capacidade especial de seleção dos frutos mais maduros dos cafeeiros”, diz um trecho da reportagem. 

De acordo com Agnael Costa, trabalhador de 23 anos nas colheitas, o pássaro tem um paladar sensível, o que ajuda a escolher as melhores sementes para alimentação. 

Apesar da apreciação atual de sua contribuição para a produção de café, no passado o pássaro já foi considerado uma praga, que ameaçava as plantações de café do sudeste brasileiro.

Essa visão mudou depois que o empresário Henrique Sloper aplicou o método de colheita do café a partir das fezes do pássaro, inspirado no café “Kopi Luwak”, da Indonésia, feito com fezes de civeta, um pequeno mamífero. O resultado foi um dos cafés mais exóticos e caros do mundo. 

O programa jornalístico Direto da Redação é gerado direto do Estúdio VIUDIGITAL. Vai ao ar de segunda à sexta-feira, de 7h30min às 9h da manhã, na D+NEWS TV (Norte Fluminense), com retransmissão na FM 104.9 (FM Energia, Rio das Ostras e Baixada Litorânea), Rádio VIUDIGITAL e rede Novo Milênio, em Salvador (BA), e todas as plataformas digitais do Portal VIU!.

*Da RT com edição da Agência Fonte Exclusiva. Compartilhe esta reportagem do Diário da Guanabara, o melhor site de notícias do Rio de Janeiro.

SIGA O DIÁRIO DA GUANABARA NO TELEGRAM

SIGA O DIÁRIO DA GUANABARA NO INSTAGRAM

 

source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com