CovidNotícias

VÍDEO: Você já viu um canhão antigranizo? Saiba o que é e como funciona

O barulho é altíssimo e parece um trovão. Apesar do incômodo, o equipamento no meio do pátio de uma montadora de veículos de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, evita que o granizo caia no local e danifique os carros recém-fabricados.

A novidade é uma tecnologia que acaba com o problema na origem, lá no alto, nas nuvens. Emerson Carneiro, gerente de logística da montadora, explica que o equipamento é ligado 24 horas com radares meteorológicos. Assim, ele identifica uma nuvem carregada de granizo e é automaticamente acionado.

“Se a nuvem apresenta a condição de granizo, em torno de 30 minutos antes ele começa a se preparar, e de forma automática ele emite ondas sonoras, que vão quebrando granizo lá na nuvem. No final do evento, vai cair somente água, e não granizo”, explica o Emerson.

Publicidade

No pátio, com capacidade para 17 mil veículos, já foram registrados prejuízos provocados pelas pedras. Na região, a estimativa é de pelo menos 12 chuvas de granizo por ano. Mas desde que foi instalado, em outubro do ano passado, o equipamento já precisou ser acionado oito vezes.

O que são os canhões antigranizo?

Os canhões anti-granizo são geradores de ondas. Usados para deter a formação de granizo na atmosfera. Quando a tempestade ainda está se desenvolvendo.

Uma carga explosiva de gás acetileno é inflamada. Na câmara inferior da máquina. Fazendo com que a energia passe através do pescoço até ao cone.

Esse processo e repetido. A cada quatro segundos durante o período. Em que a tempestade se aproxima. Além disso até que esta tenha abandonado a área

É crucial que o canhão esteja ativo quando a tempestade se aproxima. Para impedir que o núcleo de granizo se solidifique. Pois, uma vez formado.

Os canhões anti-granizo foram criados no século XVIII.

Mas os maiores avanços foram observados nos últimos 30 anos. A área protegida por um único canhão tem aproximadamente 500 metros de raio. Diminuindo sua eficácia quanto maior seja a distância. Agora também são controlados por sistemas de radar. Que melhoram a eficácia além disso facilitam seu uso. Em áreas onde as tempestades são mais frequentes.

A função do canhão anti-granizo é deter o granizo que se forma na atmosfera.
A função do canhão anti-granizo é deter o granizo que se forma na atmosfera.

Críticas

Os canhões são um método de controle de desastres. Que não carece de detratores. Especialmente porque as evidências científicas. Que atestam sua eficácia.

Por exemplo, o trovão é uma onda de choque muito mais poderosa. Além disso geralmente ocorre. Nas mesmas tempestades nas quais o granizo é gerado.

Até agora, é muito difícil encontrar algum especialista na área. Que valide a eficácia dos canhões de granizo. Mas como não existem evidências em contrário.

Os vizinhos que residem nas áreas onde esses equipamentos. São usados costumam apresentar queixas. Devido à contaminação sônica que estes causam.

Barulho alto

Um dos obstáculos do uso é o barulho, de aproximadamente 80 decibéis no local onde fica o equipamento. E mesmo com uma redução desse barulho do lado de fora da fábrica, ele ainda é alto. Por isso a empresa vem buscando formas de reduzir os ruídos, abafando o equipamento e plantando árvores no entorno.

“Justamente por ser uma onda sônica, quase como se fosse um avião, o princípio é o mesmo. Acredito que até março do próximo ano a gente já tenha esse invólucro de proteção para reduzir esse ruído, levando a um nível normal do nosso cotidiano, como se fosse um carro passando na rua”, explicou o gerente.

O sistema antigranizo protege a área em um raio de 500 metros. A tecnologia desenvolvida por uma empresa espanhola já é utilizada em 25 países. Na Europa, principalmente, ele é muito usado em vinhedos, plantações de maçã e pêssego (onde surgiu a tecnologia), além de aeroportos, para evitar impactos em aviões.

 

@diogoelzinga

Já viu um canhão anti-granizo? 🧊 Esse dispositivo parece coisa de filme de ficção, mas é pura ciência. Funciona assim: ele utiliza uma mistura explosiva, como oxigênio e gás de acetileno, que é detonada no interior do aparelho. Essa explosão cria uma onda de choque poderosa que viaja pelo canhão e se expande rapidamente para as alturas da atmosfera, lá em cima, onde o granizo normalmente começa a se formar. A magia acontece quando essas ondas de choque alcançam essas zonas e interrompem a formação do granizo. Incrível, né! Já tinha visto isso? A pequena cidade de Pinto Bandeira, através da vinícola Família Geisse, é a pioneira no RS com esta tecnologia que salva muitos produtores durante épocas de granizo, como está sendo 2023.


♬ som original – Elzinga