CovidNotícias

Vídeo registra erupção vulcânica que força evacuação na Islândia

Um vulcão na península de Reykjanes, no sudoeste da Islândia, entrou em erupção na noite de segunda-feira (18), após semanas de intensa atividade sísmica. A erupção ocorreu perto da cidade de Hagafell, a cerca de 40 quilômetros da capital, Reykjavík.

As autoridades evacuaram os quase 4 mil habitantes da cidade de Grindavík, a cerca de 10 quilômetros do local da erupção, e fecharam o spa geotérmico vizinho, Lagoa Azul.

Imagens da cidade mostram um céu intensamente iluminado pela lava incandescente. Além disso, uma série de terremotos abalou a ilha por volta das 21h, hora local, antes que o Escritório Meteorológico da Islândia avisasse na noite de segunda-feira: “A erupção começou”.

Publicidade

Hjördís Guðmundsdóttir, do departamento de defesa nacional da Islândia, alertou as pessoas para evitarem aproximar-se do local da erupção. No entanto, a magnitude do evento iluminou o céu do país e grandes multidões foram observadas contemplando o fenômeno em pontos estratégicos.

Benedikt Ofeigsson, geofísico da Agência Meteorológica Norueguesa, indicou que informações precisas sobre o estado da erupção ainda não estão disponíveis neste momento. Ele disse à mídia local: “Fica em Sundhnjúka e parece estar bem ao norte. Na verdade, este é o que consideramos desde o primeiro dia como o local mais provável.”

Permanece a incerteza se a infraestrutura ou a cidade de Grindavík estão em risco. Ofeigsson expressou a esperança de que se a erupção “ocorrer ao norte da bacia hidrográfica, então não fluirá em direção a Grindavík”. Embora o início da erupção pareça intenso, considera-se prudente aguardar a chegada do helicóptero para obter mais informações.

O geofísico acrescentou: “Isso parece ter começado bem, mas ainda está para ser visto. É de longe melhor esperar a chegada do helicóptero. Temos muito pouca informação adicional.”

 


 

source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com