ArtigosRio de Janeiro

Vídeo que mostra lojas totalmente vazias em Ipanema viraliza nas redes sociais

Loja vazia em Ipanema (Foto: Reprodução Redes Sociais)

Um vídeo com diversas lojas sem clientes em Ipanema, na Zona Sul do Rio, tem viralizado nas redes sociais e chamado a atenção dos cariocas. A filmagem, com mais de 1 milhão de visualizações no Tik Tok, mostra os estabelecimentos comerciais de portas abertas, mas sem qualquer tipo de movimentação por parte dos consumidores.

Na publicação, um usuário da rede social, identificado como Alexandre Monteiro, percorre uma série de lojas na Visconde Pirajá, a Rua de Ipanema com o comércio mais numeroso. Enquanto caminha pela via, mostrando o interior de vários estabelecimentos de inúmeras marcas (a maioria de vestuário) apenas com os vendedores, ele se questiona como os negócios conseguem se manter sem faturar com vendas.

Eu queria entender como é que essas lojas aqui da Zona Sul do Rio, em Ipanema, fazem para se manter. Porque a maioria das lojas que eu passo estão assim, desertas. Só tem vendedores dentro das lojas. Não é possível, não vendem nada”, Como é que conseguem se manter sem vender nada? E o dia inteiro assim”, questiona o homem.

Veja

Compras online viram tendência

Os números mostram o crescimento de uma prática cada vez mais comum entre os brasileiros. Muitas pessoas não só aprenderam, como tomaram gosto por fazer compras online, tendência que aumentou durante a pandemia da Covid-19. A adesão pelo online seria um dos motivos que enfraqueceu o funcionamento dos pontos comerciais físicos.

Um estudo feito pelo Instituto Rio21 no fim do ano passado, revelou que mais de 40% dos cariocas preferem comprar pela internet, o que envolve sites, e-commerce e até redes sociais, como Instagram, WhatsApp e Facebook. Em alguns casos, a arrecadação no digital paga funcionários e custos com a operação da mesma marca que possui uma loja de rua.

Período de crise fechou lojas

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) apontou que o estado do Rio de Janeiro teve 6 mil estabelecimentos comerciais, ou 7% de todas as lojas, fechados durante o ano de 2020 (auge da pandemia de Covid-19). O que colocou o estado como segundo colocado no ranking das unidades da federação que mais tiveram lojas fechadas.

Mais de 34 mil novas empresas foram abertas no primeiro semestre de 2023

Em contrapartida, com a volta da normalidade no pós pandemia, a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) registrou a abertura de 34.871 novas empresas no estado no primeiro semestre de 2023. O número é o segundo melhor nos 214 anos da autarquia, e foi alcançado depois do registro de 6.216 novos negócios em junho, segundo melhor resultado de todos os meses de junho na história da Jucerja.


source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com