CovidNotícias

Veja trajeto do avião da FAB na busca por helicóptero desaparecido em SP

As buscas são feitas pelo Esquadrão Pelicano da FAB, que utiliza o avião SC-105 Amazonas com 15 tripulantes.

Segundo a FAB, o SC-105 é equipado com um radar com capacidade de alcance de até 360 quilômetros. O avião também tem um sistema de comunicação via satélite que possibilita o contato com outras aeronaves ou centros de coordenação de salvamento (Salvaero), mesmo em voos em baixa altitude.

A coordenação da operação de busca pelo helicóptero desaparecido é feita pelo Salvaero de Curitiba. Os trabalhos, diz a FAB, são “prejudicados pelas condições meteorológicas e pelo relevo montanhoso na região”. A área total de buscas é de 5 mil quilômetros quadrados.

Além do radar, o avião da FAB utilizado no trabalho de resgate conta também com um sistema eletro-óptico de busca por imagem e por espectro infravermelho. “Isso permite realizar buscas pelo calor, permitindo detectar, por exemplo, uma aeronave encoberta pela vegetação ou uma pessoa no mar”, diz a Força Aérea.

Publicidade

“Com capacidades avançadas e tecnologia de ponta, o SC-105 Amazonas da FAB tem definido padrões para missões de busca e salvamento, servindo como uma plataforma robusta para operações SAR [sigla em inglês para “resgate e salvamento”]”, acrescenta a corporação.

source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com