DengueSaude

Veja quais remédios são utilizados no tratamento da dengue – ACidade ON – Araraquara, Campinas, Ribeirão Preto e São Carlos

Foram confirmados 408 mil casos de dengue em todo o país nesta sexta-feira (9); Confira quais remédios são utilizados no tratamento da doença
Cerca de 408 mil casos de dengue e 62 mortes foram confirmados em todo o Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde (MS), nesta sexta-feira (9). Com isso, as buscas por prováveis tratamentos aumentaram significativamente.
Nesta semana, por exemplo, a ivermectina ganhou os holofotes como uma possível solução para combater a dengue. Contudo, o medicamento não possui dado ou fonte que comprove a informação, segundo o MS.
Para ajudar a entender sobre tema, o portal acidade on buscou um especialista para explicar melhor sobre quais remédios são utilizados no tratamento da dengue.
A dengue é uma doença febril aguda, sistêmica, dinâmica, debilitante e autolimitada. A maioria dos doentes se recupera, porém, parte deles podem progredir para formas graves, inclusive virem a óbito.
De acordo com o médico Infectologista Luis Felipe Visconde, basicamente, o tratamento da dengue é feito a partir da hidratação e suportes que aliviam os sintomas da doença. Portanto, dipirona, paracetamol e antieméticos devem ser indicados por um profissional.
 Os medicamentos normalmente prescritos são: antieméticos (medicamentos para náuseas e vômitos), analgésicos simples como dipirona e paracetamol para alívio da dor (evitando os anti-inflamatório) e medicamentos para alívio da coceira que a dengue pode causar
Na grande maioria das vezes, a dengue tem uma resolução espontânea, porém, é necessário ficar atento ao agravamento dos sintomas – dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.
Nesses casos, o indicado é retornar ao profissional de saúde para avaliação e, se necessário, internação do paciente.
Ainda de acordo com o Infectologista, salicilatos (AAS) e anti-inflamatórios não devem ser utilizados durante os quadros de dengue, isso porque “eles podem dificultar a coagulação do sangue e função das plaquetas facilitar sangramentos”.
Em casos em que o paciente usa essas medicações de forma crônica para outras indicações [como, por exemplo, prevenção de AVC e infartos] a descontinuação da medicação durante a dengue deve ser ponderada caso a caso, conforme avaliação de risco e benefício pelo médico
A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) também alertou para os remédios que são contraindicados para o uso em caso de suspeita da dengue.
O Ministério da Saúde informou que 521 municípios brasileiros foram selecionados para iniciar a vacinação contra a dengue via SUS (Sistema Único de Saúde) a partir de fevereiro. O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.
O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público. A Qdenga, produzida pelo laboratório Takeda, foi incorporada ao SUS em dezembro do ano passado, após análise da Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS
acidade on Ribeirão com informações de Paula Laboissière da Agência Brasil
SAIBA MAIS
Onda de calor no Carnaval? Veja como ficam as temperaturas no estado de SP
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Renascer: onde foi gravada a primeira versão?
acidade en © copyright 2023. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita da Empresa Paulista de Notícias Ltda

source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com