MundoNotícias

Universidade Tecnológica Federal do Paraná concede título de Doutor Honoris Causa a Lula

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) irá conceder o título de Doutor Honoris Causa ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O Conselho Universitário (Couni) da instituição foi responsável por aprovar a homenagem durante a 55ª Reunião Ordinária, que ocorreu na última sexta-feira, 15.

A data da entrega do título ainda está em aberto. A definição do dia ocorrerá junto à Presidência da República.

Doutor Honoris Causa é um título honorífico, a maior homenagem que pode ser entregue por uma universidade. A UTFPR será a primeira da Região Sul do país a conceder esse título ao petista, que tem o ensino fundamental completo.

Publicidade

A UTFPR possui quatro tipos de títulos honoríficos e são destinados “à personalidade que se tenha distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da tecnologia, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos”. Os outros três são: Mérito Universitário, Professor Emérito e Professor Honoris Causa.

A concessão do título a Lula contou com 23 votos favoráveis, seis contrários e seis abstenções. Este será o terceiro título do gênero entregue pelo Couni, o primeiro e o segundo foram entregues ao ex-ministro da Educação Cristovam Buarque (2015) e ao ex-deputado federal Alex Canziani (2020).

Lula elevou a nomenclatura da instituição em 2005

Para o relator da proposta, Lino Trevisan, a aprovação do título é uma forma de homenagear o presidente pela transformação da instituição em universidade. Até 2005, a UTFPR era, a saber, um centro universitário.

“Conceder o título ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de ser uma justa homenagem, é um reconhecimento ao cidadão que, no exercício da Presidência da República, assinou a lei de transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR) em UTFPR”, disse o relator. “Elevando a Instituição a outro patamar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.”

O reitor da universidade paranaense, Marcos Schiefler, também votou a favor da proposta. Ele classificou, além disso, o título como um momento histórico a concessão do título de Doutor Honoris Causa a Lula.

“É importante ressaltarmos o efeito do presidente Lula sobre a UTFPR; mas, se expandirmos [a análise] para as políticas que levaram a essa mudança sem precedentes na educação superior do Brasil”, disse Schiefler. “Na oferta de vagas, na interiorização por meio dos institutos e universidades, claro que o efeito para a educação é muito maior. Mas a concessão aqui já é o suficiente, ao meu ver, ser baseada no que foi feito diretamente pela UTFPR.”