ArtigosRio de Janeiro

Último ‘Rolé Carioca’ de 2023 levará aos principais locais de produção artística do Centro do Rio  

Credito: Alexandre Macieira

O evento Rolé Carioca está se programando para o seu último passeio do ano de 2023 no Centro do Rio de Janeiro. O percurso incluirá a passagem pela Cinelândia e Lapa, que já são conhecidas pelo público, porém, desta vez, convida-se os participantes a explorar a região sob a perspectiva da representatividade artística e vida cultural. A data do encontro está marcada para o último sábado do mês (28/10), com início às 10h, e como de praxe, gratuito e aberto a todos.

O Rolé Carioca conta com o patrocínio da Petrobras e White Martins, sendo realizado pelo Ministério da Cultura e pelo Governo Federal União e Reconstrução. E além disso, o evento é patrocinado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro e conta com o copatrocínio da Estácio, em parceria com o Instituto Yduqs e da First RH Group.

O ponto de encontro designado é o Museu da Arte Moderna, o MAM, que é um dos principais marcos arquitetônicos da cidade e desempenhou um papel significativo na história das artes visuais locais. E além de apreciar a paisagem e a arquitetura, os participantes terão a oportunidade de aprender mais sobre eventos que tiveram um impacto duradouro na arte brasileira, como a exposição dos famosos Parangolés de Hélio Oiticica, que foi um marco na cena artística da cidade.

O segundo ponto do itinerário é o Theatro Municipal. E nesse passeio, os participantes terão a chance de realizar um desejo comum entre muitos cariocas: entrar em um dos palcos mais emblemáticos do país. O local é um símbolo da reurbanização da cidade no início do século XX e continua sendo uma das casas de espetáculos mais extravagantes do Brasil. E além de ser palco para a dança e a música erudita, é repleto de obras de artistas renomados, como Eliseu Visconti, Rodolfo e Henrique Bernardelli, e estará aberto aos participantes do Rolé.

O percurso segue em direção à Lapa, onde destaca-se a Sala Cecília Meireles, uma casa de espetáculos reconhecida internacionalmente por sua notável acústica. Situada entre dois dos principais pontos turísticos da cidade, a Escadaria Selarón e os Arcos da Lapa, a Sala Cecília Meireles já desempenhou diversos papéis ao longo de sua história, desde mercearia e hotel até cinema. E atualmente, é um espaço dedicado a concertos de câmara e presta homenagem à poetisa e pianista amadora Cecília Meireles.

Em meio ao trajeto, será discutida a relevância da Lapa e da Cinelândia na cena cultural e social da cidade, bem como do país. O evento terminará na Fundição Progresso, que anteriormente era uma fábrica de fogos e agora é um dos mais versáteis e contemporâneos espaços culturais da cidade, acomodando diversas formas de arte, desde música até circo, teatro e dança. A Fundição abriga várias companhias e grupos cariocas, incluindo a renomada Orquestra Petrobras Sinfônica, que receberá os participantes do Rolé para mostrar um pouco de sua sede, conhecida pela sua notável arquitetura e diversidade.

O último Rolé deste ano é uma homenagem ao Centro do Rio e aos cidadãos cariocas, destacando locais com histórias que desempenharam um papel significativo na vida cultural e social da cidade.

Serviço: Rolé Carioca pelo Centro da Arte  

  • Data: 28/10
  • Horário: 10h  
  • Local: Centro do Rio
  • Ponto de encontro: MAM – Museu de Arte Moderna  

Advertisement


source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com