NotíciasPolítica

Túlio Gadêlha vai à PGR contra Mario Frias por suposto uso de verba para filme sobre Bolsonaro

O deputado federal Túlio Gadêlha (Rede-PE) enviou uma representação à PGR (Procuradoria-Geral da República) contra Mario Frias (PL-SP), seu colega de Câmara dos Deputados, pedindo providências contra o suposto uso de verbas públicas para financiar um filme sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

De acordo com o portal Metrópoles, Frias teria destinado R$ 13.938 da cota parlamentar para a produtora de Doriel Francisco, que dirige o filme “A Colisão dos Destinos”. Os repasses teriam sido registrados com o objetivo de fazer “vídeos para divulgação da atividade parlamentar” e de imprimir folders.

Na representação enviada à PGR, Túlio afirma que o financiamento é ilegal e que o suposto uso dos recursos sugere as práticas de desvio de finalidade e de improbidade administrativa.

Para o deputado da Rede, há ainda indícios de enriquecimento ilícito de terceiros e de incorporação de verbas públicas ao patrimônio particular sem que tenham sido respeitados os ritos legais.

“Ao direcionar esses recursos para a produção de um filme com finalidade de promoção pessoal e política, Mario Frias desviou os recursos para beneficiar diretamente um aliado político e a própria figura de Jair Bolsonaro, além da pessoa jurídica que recebeu as verbas ilícitas”, diz Túlio na representação.

“As condutas de Mario Frias parecem extraídas de sátira de mal gosto, em que o personagem

utiliza a norma constitucional para fazer jogo do contrário, em que tudo o que está lá normatizado

será executado diametralmente oposto”, acrescenta.

Procurado pela coluna, Frias não respondeu até a publicação deste texto.

Túlio destaca que a cota parlamentar se destina a custear despesas estritamente vinculadas às atividades parlamentares dos deputados, como passagens aéreas, serviço de telefonia, alimentação, hospedagem, segurança, divulgação das atividades do mandato e participação em eventos.

“A utilização de verbas públicas para fins de promoção pessoal e política compromete a confiança da sociedade na administração pública e viola os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”, afirma Túlio.

Em publicação nas redes sociais, o diretor Doriel Francisco agradeceu Frias e o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) pela confiança e disse que o filme é o trabalho “mais incrível” que já realizou em sua carreira. Um trailer da obra mostra que ele teve acesso a familiares do ex-presidente para entrevistá-los.

“Eu sei o peso da responsabilidade em documentar a vida do político mais importante que o Brasil, enquanto República, já teve. Falar de Bolsonaro é falar de Deus, de pátria, de família e de liberdade”, afirmou o diretor.


ORAÇÃO AO TEMPO

A cantora Alaíde Costa foi aplaudida após a audição do seu novo álbum, “E o Tempo Agora Quer Voar”. O evento ocorreu na noite de segunda-feira (15), em São Paulo, e contou com a presença do produtor musical Marcus Preto e do rapper Emicida. Ao lado do baterista Pupillo, os dois são produtores do novo trabalho da cantora.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com