CovidNotícias

Trump e Kamala fazem debate acalorado nos Estados Unidos

ECONOMIA
O debate começou com perguntas sobre a economia americana. Ao ser questionada sobre seu plano econômico, Kamala ressaltou que queria criar uma “economia de oportunidades” e reduzir impostos para a classe média. A vice-presidente acusou Trump de planejar um grande corte de impostos para os ricos americanos.

Publicidade

O republicano, por sua vez, iniciou a sua participação no debate com críticas à alta inflação americana. O ex-presidente louvou as realizações de seu governo e mencionou a imigração ilegal como um dos problemas que estaria atrapalhando a economia americana. Trump acusou imigrantes ilegais de tirarem empregos de americanos.

O ex-presidente também aproveitou o momento para defender o seu plano de impor tarifas a produtos de outros países ao ressaltar que apenas a China seria prejudicada e não os americanos.

Já Kamala, ao ser perguntada sobre o fato de a administração de Biden ter mantido algumas tarifas impostas pelo governo Trump, se esquivou e acusou o republicano de não ser “firme” com o presidente da China, Xi Jinping.

O republicano terminou o bloco criticando novamente as políticas do governo Biden em relação ao fluxo de imigrantes ilegais. Ele disse que Kamala não tem uma ideologia própria e alegou que ela é uma marxista como seu pai, o professor universitário Donald Harris.

ABORTO
No segundo bloco de perguntas, o tema discutido foi o aborto. Em sua fala, Trump acusou o Partido Democrata de ser “radical” e mencionou o companheiro de chapa de Kamala, Tim Walz, ao apontar que ele seria a favor da morte de bebês após o nascimento.

O republicano se disse a favor do procedimento em exceções como má-formação, estupro ou incesto e defendeu que o tema seja decidido pelos estados americanos.

Kamala, por sua vez, afirmou que o governo americano não tem o direito de dizer o que uma mulher pode ou não fazer com o seu corpo. A vice-presidente disse que deseja restaurar o entendimento jurídico Roe vs Wade via Congresso americano, que foi revogado pela Suprema Corte.

O entendimento liberava o procedimento nos Estados Unidos. A democrata disse que Trump proibirá o aborto em todos os estados caso eleito.

IMIGRAÇÃO
Durante perguntas sobre imigração, Kamala acusou Trump de ter forçado republicanos no Congresso a não aprovarem uma legislação que reforçaria a patrulha da fronteira para explorar o tema nas eleições.

Ainda no assunto, Kamala criticou Trump e afirmou que muitos políticos do Partido Republicano que trabalharam no governo Trump a apoiaram. Ela também mencionou que obteve o apoio de ex-funcionários que trabalharam com o ex-presidente George W. Bush e os senadores Mitt Romney e John McCain.

Trump, por sua vez, se defendeu ao afirmar que os funcionários de seu governo que agora apoiam Kamala eram “ruins” e ficaram bravos porque foram demitidos. O ex-presidente voltou a carga no tema de imigração ilegal ao afirmar que os EUA podem se tornar uma “Venezuela com esteroides” por causa do alto fluxo de imigrantes ilegais nos EUA.

Neste momento, Kamala mencionou as condenações judiciais de Trump ao apontar que o republicano não tem moral para defender controles mais rígidos na fronteira. O republicano disse que as acusações foram orquestradas politicamente para prejudicá-lo nas eleições.

– Eu provavelmente levei um tiro na cabeça por conta das coisas que eles dizem de mim – apontou Trump em relação a tentativa de assassinato sofrida por ele em um comício em Butler, Pensilvânia, em julho.

6 DE JANEIRO E ELEIÇÕES DE 2020
Ao ser perguntado sobre a invasão do Capitólio no dia 6 de janeiro de 2021, Donald Trump se defendeu e afirmou que apoiou protestos pacíficos em Washington. Após perder o pleito americano de 2020 para Joe Biden, o republicano não aceitou o resultado.

Durante o debate, Trump seguiu não reconhecendo que perdeu a eleição de 2020 e culpou a ex-presidente da Câmara dos Deputados Nancy Pelosi pela invasão do Capitólio. O ex-presidente disse que imigrantes ilegais estavam votando nas eleições americanas e favorecendo o Partido Democrata.

Após

source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com