ArtigosRio de Janeiro

Theatro Municipal do Rio celebra 90 anos de seu Coro

Integrantes do Coro na escadaria interna do TMRJ (Foto: Daniel Ebendinger)

O Theatro Municipal recebe, os dias 9 e 10 de agosto, um concerto em homenagem aos 90 anos do aniversário do Coro da casa. Para comemorar esta data, o Theatro vai realizar um programa variado, elaborado pelos próprios artistas, com obras de Verdi, Mascagni, Wagner e o brasileiro Carlos Gomes, o maior compositor operístico das Américas.

O concerto do dia 9 de agosto, quarta-feira, acontecerá dentro do projeto Municipal ao Meio-Dia com preços bem populares, a dois reais. Já na quinta, dia 10, o espetáculo começará às 19h, sempre com a participação da Orquestra Sinfônica (OSTM). O concerto será regido pelo Maestro Victor Hugo Toro, com participações especiais dos Maestros Priscila Bomfim e Edvan Moraes, e contará com os solistas Michele Menezes, Eliane Lavigne, Erick Alves e Pedro Olivero, integrantes do Corpo Coral.

O aniversário de 90 anos do Coro é um orgulho para todos nós do Theatro Municipal. No Brasil, poucos lugares possuem um Corpo Coral com uma trajetória dessa magnitude. Atualmente, o Theatro Municipal conta com 103 vozes que dão vida às obras apresentadas em nosso Palco. Meus parabéns ao Coro do Theatro Municipal!”, afirma Clara Paulino, Presidente da Fundação Teatro Municipal.

O Theatro Municipal celebra os 90 anos de seu Coro com um programa especialmente elaborado pelo corpo artístico, compreendendo os mais belos coros de ópera. O Coro do TM, patrimônio imaterial do estado do Rio de Janeiro, figura entre os mais importantes coros da América Latina e é um prazer convidar a todos para essa grande festa!”, celebra o diretor artístico da Fundação Teatro Municipal, Eric Herrero.

Participar da celebração de 90 anos do Coro do TMRJ como seu Maestro Titular é um presente e uma grande alegria para mim. Sinto-me honrado em colaborar com esta história de excelência, dedicação ao público e amor pela Música. Que venham muitos e muitos anos mais!”, destaca o maestro titular do Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Edvan Moraes.

Sobre o Coro

Apesar de fundado a partir de um decreto em 1931, o Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro foi inaugurado em 3 de agosto de 1933, preparado pelo seu primeiro titular, o Maestro Santiago Guerra, para uma apresentação de Andrea Chénier, ópera italiana composta por Umberto Giordano.

Desde a sua criação, o grupo já foi dirigido em inúmeras ocasiões por importantes maestros como Oscar Leone, Gianni Lazzari, Norberto Molla, Andrea Morosini, Romano Gandolfi, Nelson Nilo Hack, Henrique Morelenbaum e Genzon Martinelli.

Atualmente, o Coro conta com 103 cantores que se apresentam em concertos e óperas com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e com o Ballet do Theatro Municipal RJ, além de atuar com solistas convidados.

Em 1975, após a aposentadoria de Santiago Guerra, o coral foi dirigido interinamente por Celso Cavalcanti de Albuquerque, que atuava como maestro assistente, e Zuinglio Faustini. O maestro Andrés Máspero foi nomeado titular em 1978, cargo que ocupou até 1982. Nesse período, o Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro foi considerado um dos melhores do mundo em seu gênero pela revista Opera News.

Com a saída de Máspero, o maestro Manuel Cellario assumiu a direção do grupo, permanecendo até 2000, quando se aposentou. Seu assistente, Maurílio dos Santos Costa, foi nomeado titular em 2001, permanecendo até 2013. Em seguida, o maestro Jésus Figueiredo esteve à frente do Coro do Theatro Municipal, passando por Priscila Bomfim e atualmente, Edvan Moraes é o novo maestro titular do Coro.

Advertisement


source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com