NotíciasRio de Janeiro

Terror no Rio: O ataque da milícia que incendiou 35 ônibus e um trem na Zona Oeste

Pelo menos 35 ônibus, um trem e uma estação foram incendiados na Zona Oeste do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (23), por homens não identificados. O ataque seria uma reação ao assassinato de Matheus Rezende, sobrinho de um miliciano Zinho.

Rezende foi atingido por disparos durante confronto com a Polícia Civil na comunidade Três Pontes, na Zona Oeste. O trem foi incendiado nas proximidades da Estação Tancredo Neves, em Santa Cruz, e um dos ônibus foi atacado na rodoviária de Campo Grande. Os coletivos incendiados foram 20 da operação municipal, cinco do BRT e demais de turismo e fretamento. 

Só este ano, a Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro (Semove), já contabiliza um total de 52 coletivos destruídos no Estado do Rio, sendo 35 só na cidade do Rio. Segundo a Federação, os prejuízos só com o incidente desta segunda-feira podem chegar a R$ 35 milhões. 

De acordo com a concessionária que administra o transporte na região, após os ataques apenas os coletivos das linhas 13 (Alvorada x Mato Alto – Expresso), 25 (Alvorada x Mato Alto – Parador) e 22 (Jardim Oceânico x Alvorada – Parador) continuaram circulando. 

O miliciano Zinho, tio de Matheus da Silva Rezende, também conhecido pelo apelido de Faustão, controla diversos bairros na Zona Oeste do Rio. 

O confronto que provocou a morte do seu sobrinho envolveu policiais da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e do Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE). 

Matheus, segundo a polícia, seria o segundo nome na hierarquia da milícia na região. Ele foi o terceiro da família a morrer em confronto com a polícia. 

Em 2017, Carlos Alexandre da Silva Braga, o Carlinhos Três Pontes, morreu durante uma operação da Delegacia de Homicídios da Capital. Em junho de 2021, morreu também o miliciano Wellington da Silva Braga, de 34 anos, conhecido como Ecko. Os dois eram irmãos de Zinho, que assumiu o comando da organização criminosa. 

*Da Agência Fonte Exclusiva. Compartilhe esta reportagem do Diário da Guanabara, o melhor site de notícias do Rio de Janeiro.

SIGA O DIÁRIO DA GUANABARA NO TELEGRAM

SIGA O DIÁRIO DA GUANABARA NO INSTAGRAM


source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com