CovidNotícias

Suspeita de interferência russa nas eleições europeias

Autoridades realizaram buscas na residência e escritório pessoal de um funcionário do Parlamento Europeu, em Bruxelas. A suspeita é de interferência russa nas eleições europeias.

Ainda segundo os procuradores responsáveis pelo caso, o escritório do suspeito, em Estrasburgo, onde fica localizada a sede do Parlamento da União Europeia, foi alvo de outra operação envolvendo a Eurojust — agência da União Europeia que se foca em questões judiciais decorrentes nos estados membros — e autoridades da França.

“As buscas fazem parte de um caso de interferência, corrupção passiva e ligação a uma organização criminosa e estão relacionadas com indícios de interferência russa, através da qual membros do Parlamento Europeu foram abordados e pagos para promover a propaganda russa através do site de notícias Voz da Europa”, afirmaram os procuradores em comunicado. Ainda segundo eles, o funcionário teria desempenhado um papel significativo.

Publicidade

No mês passado o primeiro-ministro belga, Alexander De Croo, anunciou que os serviços secretos do país haviam confirmado uma rede que tentava interferir no apoio à Ucrânia.

As eleições europeias ocorrerão nas próximas semanas, entre 6 e 9 de junho.