DengueSaude

SUSPEITA DE DENGUE? Saiba os REMÉDIOS PROIBIDOS para quem está com a doença – JC Online

A automedicação com drogas contraindicadas para o tratamento da dengue pode agravar ainda mais o estado de saúde do paciente, podendo levar ao óbito em alguns casos. Veja
Allan Petterson
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
A dengue é uma das arboviroses mais prevalentes nas Américas e, especialmente, no Brasil.
O agente transmissor do vírus da dengue é o mosquito Aedes aegypti, que também carrega os vírus causadores da Chikungunya, Zika e febre amarela urbana.
Só neste ano, no Brasil, foram registrados 1.390.673 casos prováveis da doença e 975 óbitos. Os valores representam um aumento de 175,1% em comparação com ano de 2021
A dengue é uma doença que acomete pessoas de todas as idades, mas pode ser mais agressiva em pessoas mais velhas ou portadores de doenças crônicas como diabetes e hipertensão arterial, e pode levar ao óbito. 
LEIA MAIS: DENGUE: Brasil confirma mais de 900 MORTES por dengue em 2022; veja Estados com maior número óbitos provocados pela doença
O vírus da dengue pode ser transmitido principalmente por via vetorial, ou seja, pela picada de fêmeas de Aedes aegypti que estejam infectadas.
Também há relatos de transmissão por via vertical (de mãe para filho durante a gestação) e via transfusão de sangue, porém estes são raros.
O período do ano com maior transmissão da dengue ocorre nos meses mais chuvosos de cada região, geralmente de novembro a maio

Veja quais são os principais sintomas da dengue:
Normalmente, os sintomas da dengue seguem a ordem listada acima. Porém, em alguns casos, a infecção pelo vírus pode ser assintomática. 
Apesar de não ser uma prática recomendada, a automedicação para dengue só é aconselhada para a redução de alguns dos sintomas da doença, como a febre ou a dor. 
No entanto, existe uma lista de medicamentos que nunca devem ser tomados em caso de suspeita ou diagnóstico da dengue. Veja quais são: 
Estes medicamentos não devem ser tomados porque são anticoagulantes e aumentam o risco de sangramentos e hemorragias causadas pela dengue.
De acordo com o Manual de Manejo Clínico, disponibilizado pelo Ministério da Saúde, os únicos medicamentos possíveis a serem administrados para dengue são: 
Dipirona sódica
Paracetamol
Os exames de diagnóstico da dengue podem ser feitos por métodos diretos ou indiretos, que englobam exames de RT-PCR (similar ao do cotonete para Covid-19) ou sorológicos (coleta do sangue).

Para os casos leves com quadros sintomáticos, recomenda-se:
LEIA TAMBÉM: GRÁVIDA PODE TOMAR PARACETAMOL? Entenda se remédio faz mal para a mãe e o bebê
A dengue, nos casos leves, tem cura espontânea depois de 10 dias.
Pacientes com sinais de alarme ou quadros graves da doença requerem internação para manejo clínico adequado.
Ministério da saúde
Fiocruz Bahia

Repórter-estagiário do JC, estudante de jornalismo na Uninassau. Cobre o setor de Saúde na coluna Saúde e Bem-estar

source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com