CovidNotícias

‘Subornamos muita arbitragem. Vocês não têm noção de como o futebol é manipulado’, diz áudio atribuído a ex-dirigente de clube do RJ

Quando John Textor falou em manipulação no futebol brasileiro, todos apontaram o dedo para o acionista da SAF do Botafogo. Mas os casos estão vindo à tona cada vez mais. Nesta segunda-feira (9/9), reportagem do portal “ICL Notícias” mostra um áudio atribuído a um ex-dirigente do Goytacaz sobre manipulação e corrupção da arbitragem no Rio de Janeiro.

De acordo com a reportagem, o áudio é de Rodolfo Laterça, policial penal, ex-subsecretário de Administração Penitenciária no governo Luiz Fernando Pezão e ex-dirigente do Goytacaz, clube que hoje faz parte da Série B2 (quarta divisão) do Campeonato Carioca.Nos áudios, Laterça fala sobre manipulação de resultados na Série B1 do Campeonato Carioca de 2017 – correspondente à segunda divisão na época. Naquela edição, o Goytacaz foi campeão e disputou uma seletiva para disputar a elite do Estadual em 2018, mas acabou não conseguindo a vaga.

– Eu posso falar agora, já passou. Em 2017 subornamos muita arbitragem. Como é fácil se corromper arbitragem, mas isso jogador, torcedor não entende, e não basta os vinte reais do ingresso, basta muito mais. Vinte mais vinte de uma coletividade pra ver quem que entra no jogo, se é o apito que é melhor, ou se é um bandeira ou dois bandeiras. Eles não têm noção, entendeu? Que a gente consegue essa informação. Irmão quem vem pra cá? “Quem tá vindo? É bom? É. A gente tem isso, né?” Então fizemos muito isso em 2017. O Paulo Henrique, é ele que é o árbitro das brincadeiras da Federação. O pessoal convida ele e participa muito junto a Federação. Tem bom conhecimento o coroa – diz um trecho do áudio.

Publicidade

No áudio atribuído ao ex-dirigente do Goytacaz, tradicional clube do Norte Fluminense, há mais relatos de corrupção da arbitragem e manipulação de resultados, sem serem ligados a apostas esportivas:

– Vocês não têm noção de como é manipulado o futebol, e ainda vem falar que estão aí punindo clube. Puniram o sub-20 do Belford Roxo e outro clube aí, afastou, por manipulação comprovada da empresa tal. Porra, manipulação está lá na arbitragem, pô. Quando tem manipulação, tem um árbitro na jogada. Fora isso, quando não tem a manipulação para subir o Duque de Caxias, porque o Goytacaz ia ganhar. Ia dar uma goleada naquele dia, né? Ele [o árbitro] segurou o time, né? Prendeu nosso time. Aí como nós corrompemos, sabemos como que eles fazem, entendeu?

Em outro trecho, o ex-dirigente insinua que havia um esquema de favorecimento ao Belford Roxo na disputa da Série B2 do Carioca em 2023 e cita nominalmente o presidente da Ferj, Rubens Lopes.

– O Belford Roxo era a bola da vez, [Rubens Lopes] já tinha dado havia dado palavra. Pô, o Barra da Tijuca também estava voando, a palavra tava dada para o Belford Roxo. Pro [clube] Rio de Janeiro [foi dito]: “Oh, segura a onda, não vai dar”. Tanto que agora no ano passado o Zinzane [se classificou para a fase final], mais uma vez o Rio de Janeiro ficou na fila de espera.

O Goytacaz apresentou as denúncias ao TJD-RJ, que abriu inquérito para apurar o caso. Sobre a citação ao presidente da Ferj, Rubens Lopes foi procurado pela coluna, e a assessoria de imprensa da entidade informou que o dirigente não quis comentar o teor do áudio, acrescentando que a Federação já tomou as medidas cabíveis.

Ouça o áudio:



 

Fonte: Redação FogãoNET e ICL Notícias

source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com