CovidNotícias

Sob ventania, Boeing 737 Max da Gol arremete após tocar pista em Guarulhos

Um Boeing 737 Max 8 da Gol arremeteu depois de tocar a pista do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, durante uma tentativa de pouso sob forte ventania. O caso ocorreu na última segunda-feira (26).

O canal “SBGR Live” flagrou o momento da arremetida, que ocorreu por volta das 15h58.

As imagens mostram o jato descendo e balançando por causa da ventania, chegando a ficar de lado. O avião toca a pista, mas segue acelerando e decola novamente. O tempo que leva entre o toque no solo e a arremetida é de aproximadamente 15 segundos.

Publicidade

O piloto, então, comunica a situação ao controle de tráfego aéreo e é orientado a fazer uma curva à direita.

O avião faz uma volta pela região da Grande São Paulo e retorna ao aeroporto de Guarulhos, onde pousa por volta das 16h16.

A aeronave, prefixo PR-XMQ, fazia o voo 1809, que decolou de Recife (PE) por volta de 13h07. A Gol informa que “todo o procedimento seguiu os protocolos de segurança” e que o avião “pousou normalmente”.

“A companhia reforça que uma arremetida é o ato de descontinuar um procedimento de aproximação. Ela ocorre quando, após análise, o comandante verifica que o pouso não pode seguir cumprindo todos os requisitos de segurança ou por determinação da torre de controle do aeroporto. A arremetida é uma manobra normal e segura e que permite que os pilotos iniciem nova aproximação em condições mais favoráveis de pista”, acrescenta.

Na semana passada, um Airbus A320 da Azul também teve dificuldades para pousar por causa da ventania. O jato ficou de lado durante a descida para o aeroporto de Chapecó, em Santa Catarina.