ArtigosRio de Janeiro

Shoppings que ‘fracassaram’ na Zona Norte têm mais da metade de suas lojas fechadas

Shopping Via Brasil – Foto: Reprodução

Com o primeiro grande shopping inaugurado em 1980, o Rio atualmente abriga 27 centros comerciais de grande porte distribuídos por diversos bairros. No imaginário do carioca, esses espaços são vistos como locais com corredores lotados, lojas atrativas e alta movimentação econômica. No entanto, essa realidade é um cenário quase que dos sonhos para a administração de dois shoppings na Zona Norte do Rio, que lutam há anos para não fechar suas portas. Com localização estratégica, o Shopping Jardim Guadalupe e o Via Brasil Shopping são exemplos marcantes de empreendimentos que não conseguiram alcançar suas expectativas e, para muitos cariocas, são vistos como fracassos.

Jardim Guadalupe

WhatsApp Image 2024 06 17 at 12.16.26 Shoppings que 'fracassaram' na Zona Norte têm mais da metade de suas lojas fechadas
Shopping Jardim Guadalupe – Foto: Reprodução

O Shopping Jardim Guadalupe, localizado estrategicamente na Avenida Brasil, foi inaugurado em 2011 com a promessa de se tornar um polo de compras para uma região carente de opções deste porte. Com potencial para atingir uma população de aproximadamente 170 mil residentes nos bairros próximos como Deodoro, Guadalupe, Barros Filho, Costa Barros, Honório Gurgel e Coelho Neto, o shopping atualmente opera com apenas cerca de 80 das 191 lojas planejadas. Entre as grandes redes, somente a Pernambucanas mantém presença, enquanto o restante do espaço é ocupado por pequenos negócios, muitos deles com características de forte presença em comércio de rua, como nos “calçadões”. A alternativa encontrada pela administração foi investir em sua área externa, que oferece algumas opções de bares. Esses locais registram maior movimento em dias de jogo e nos finais de semana, um contraste significativo com o que é observado no interior do shopping.

A criminalidade, aliada ao baixo poder de compra da região, são grandes obstáculos que desencorajam grandes marcas e reduzem a movimentação de consumidores. Guadalupe é conhecida por ser uma das áreas mais carentes do Rio, apresentando os piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do município e cercado de comunidades perigosas, como o Chapadão, Barros Filho e Costa Barros. O shopping já enfrentou episódios de assaltos em seus acessos, o que contribuiu para afastar o grande público.

Via Brasil

O Via Brasil Shopping, em Vista Alegre, também enfrenta desafios bem parecidos. Inaugurado em 2011, com quatro pisos e capacidade para 150 lojas, atualmente apenas cerca de 60 unidades estão ocupadas. Apesar de sua localização privilegiada junto à Avenida Brasil e à Rodovia Presidente Dutra, o acesso ao shopping é complicado tanto para veículos quanto para pedestres. Além disso, o empreendimento foi construído fora de uma área de grande circulação de pedestres no bairro, o que prejudica sua atratividade natural. Na tentativa de impulsionar o fluxo de visitantes, o shopping incentivou, em 2014, a construção de uma passarela que ligasse os pontos de ônibus da Avenida Brasil à sua entrada, na Rua Itapera. A obra foi concluída pela Prefeitura ainda no mesmo ano. Desde então, a passarela tem sido subutilizada pela população, principalmente, à noite, com baixa iluminação e segurança.

O Via Brasil, que já abrigou grandes marcas como C&A, Leader e Riachuelo, sofre com forte concorrência do Carioca Shopping, localizado na Vila da Penha, atraindo significativa parte do público devido à sua consolidação, localização estratégica e maior variedade de atrativos.

Esses dois exemplos na Zona Norte não são os únicos a enfrentar baixa adesão entre os cariocas. O Rio Shopping Freguesia também passou por essa dificuldade há alguns anos e precisou reformular sua estratégia comercial, transformando-se em um grande centro de serviços. Atualmente, o shopping oferece academia, gráficas, escolas e cursos como parte de suas iniciativas para atrair e manter um público diversificado. Em uma cidade onde a população valoriza atividades ao ar livre, os shoppings estão adotando diversas estratégias para atrair os cariocas. O Norte Shopping e o Nova América, por exemplo, investem em áreas gourmet com bares e botecos, enquanto o BarraShopping e o RioSul destacam-se por suas inovações e pela capacidade de permanecerem relevantes no mercado consumidor de luxo da cidade.

Em nota, o Shopping Jardim Guadalupe esclarece que sua equipe comercial está em fase avançada de negociação de novas lojas e tratativas comerciais, que visam ampliar o mix de opções de compras, lazer e gastronomia do shopping center nos próximos meses.

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Shoppings que 'fracassaram' na Zona Norte têm mais da metade de suas lojas fechadas


source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com