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Serviço de poda de árvores é o que aguarda maior número de atendimentos da prefeitura até maio deste ano

Garis da Comlurb trabalhando em operação na Linha Vermelha – Foto: Divulgação

O serviço de poda de árvores pela prefeitura do Rio de Janeiro possui a maior fila de espera para atendimento entre todos os serviços disponibilizados pelo poder público municipal. De acordo com dados da Central 1746, até esta quarta-feira (22), mais da metade destas solicitações seguem aguardando a prestação do serviço (51,7%).

A Central 1746 disponibiliza relatórios atualizados regularmente em sua plataforma. Em termos de demanda, o levantamento mostra que a poda de árvores em logradouros é o oitavo serviço com o maior número de solicitações feitas esse ano. Entre janeiro e maio, foram 12.606 pedidos para o serviço em toda a capital fluminense.

De acordo com as informações da Prefeitura, a poda de árvores é realizada após avaliação de um engenheiro florestal ou agrônomo, que apresenta um laudo técnico avaliando a necessidade ou não deste manejo arbóreo. O prazo de atendimento é de até 240 dias.

A frequência de chamados para poda de árvore tem apresentado regularidade ao longo destes primeiros meses de 2024, variando entre 2.900 e 2.700 pedidos por mês aproximadamente. Nos primeiros 20 dias de maio, foram 1.520 solicitações. Proporcionalmente, eles representam 3,42% do volume total de serviços do executivo municipal.

No mesmo período do ano passado, a Central 1746 recebeu 14.351 solicitações para poda de árvores. Apesar do aumento de solicitações, a proporção de pedidos em espera era de apenas 25,1%. Em comparação ao período de janeiro a maio de 2023, os números de 2024 mostram que o percentual de reclamações quanto ao serviço diminuiu; queda de 6,3% para 2,4%. Atualmente, este percentual está abaixo da média de reclamações feitas à central de ouvidoria da Prefeitura (3,9%).

Em termos geográficos, 45,1% do total de solicitações se refere a localidades na zona oeste do Rio (5.689). A zona Norte apresentou 4.809 solicitações entre janeiro e maio deste ano, enquanto a zona sul soma 1.046 pedidos. As regiões do centro e centro histórico da cidade concentram 487 chamados para este serviço.

Criada em 2011, a Central 1746 representa a central única de teleatendimento da prefeitura do Rio. Através deste número, é possível solicitar troca de lâmpada, denunciar focos de dengue, solicitar poda de árvores, entre outros serviços. Todas as solicitações possuem um prazo pré-estabelecido para serem atendidas.

A Comlurb informa que todos os pedidos de poda realizados via 1746 são atendidos com vistoria. O serviço só é realizado se a vistoria constatar a real necessidade por meio de laudo fornecido pelos engenheiros florestais e agrônomos. Quando a árvore está em contato com a rede elétrica, é preciso atuação conjunta com a Light para garantir a segurança dos garis. Se a vistoria apontar algum tipo de risco, a poda é feita em seguida. Se não, o manejo entra na programação para ser realizado. É importante lembrar que a realização de serviços de manejo de árvores em vias movimentadas, envolve uma operação mais complexa. Isso se deve à necessidade de cooperação com outros órgãos para o fechamento total ou parcial das vias, além da colaboração dos moradores, evitando o estacionamento de veículos. Os manejos que dependem do apoio da Light também demandam um tempo maior para execução. A Comlurb ressalta que a média de atendimento do serviço, no que só depende da Companhia, está em torno de 70%, incluindo todos os manejos e não só os demandados via 1746”, afirmou a equipe de assessoria da Comlurb, em nota para esta reportagem.

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