NotíciasRio de Janeiro

Segurança Pública do Rio será tema de evento no Senado Federal

A segurança pública na cidade do Rio de Janeiro é um dos temas que prometem pautar o Rio Day-Segurança, evento que acontecerá no dia 9 de agosto, no Auditório Petrônio Portela, no Senado Federal, em Brasília.  

Gestores públicos e parlamentares estarão debatendo pautas que afetam o cotidiano de moradores e a economia de uma das principais portas de entrada de turistas no país.

Entre os tópicos abordados estão propostas para aperfeiçoar a legislação no combate ao crime e medidas para minimizar o impacto provocado pelo avanço da criminalidade em setores como comércio e indústria.

Os debatedores também devem propor iniciativas para adoção de tecnologia visando dinamizar o policiamento, o sistema penal e prisional. 

O Rio Day-Segurança é uma iniciativa do Instituto Coalização Rio em parceria com o Campo Olímpico de Golfe e das empresas Animabr e Take the Lead

O tema âncora do evento é umas principais preocupações da sociedade carioca e do setor produtivo, já que a violência urbana tem se mostrado resiliente às ações governamentais e demonstrado expansionismo, com disputas de facções criminosas e diversificação de atividades econômicas paralela ao Estado.

“A segurança pública é um tema transversal, que afeta a população do Rio de Janeiro, os setores de turismo, educação, saúde, indústria, comércio, serviços e supermercados. Ou seja, todos os cidadãos cariocas”, destaca Luiz Leão, presidente do Instituto Coalização Rio. 

Leão defende uma união entre o setor público e privado para buscar soluções e enfatiza a necessidade de enfrentar o roubo de cargas, uma das fontes de financiamento do crime na cidade, contando com uma rede organizada que vai da interceptação de cargas, logística de armazenamento e posteriormente distribuição. 

“Precisamos enfrentar o problema de frente, unindo os setores públicos e privados. Discussões como a ADPF 635 (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental), que está afetando a segurança pública e roubos de carga no Rio de Janeiro, os prejuízos da bandidolatria para a sociedade carioca ou o entendimento sociológico da criminalidade são temas que devem ser debatidos”, disse. 

Importante no evento também é o networking para os participantes. Entre os nomes confirmados para participar do Rio Day estão André Ceciliano, Secretário Especial de Assuntos Federativos; Nilton Caldeira, vice-prefeito da cidade do Rio de Janeiro; Silvio Carvalho Junior, presidente do Sindicato das Empresas do Transporte de Cargas e Logística do Rio de Janeiro (Sindicarga), deputados Júlio Lopes (PP-RJ), Marcelo Queiroz (PP-RJ) e do senador Carlos Portinho (PL-RJ). 

Também estão confirmadas as presenças do Coronel Fellipe, idealizador do programa Segurança Presente (que tem garantido reforço no policiamento ostensivo no Rio), e criador do projeto Lei Seca.

*Da Agência Fonte Exclusiva. Compartilhe esta reportagem do Diário da Guanabara, o melhor site de notícias do Rio de Janeiro.

SIGA O DIÁRIO DA GUANABARA NO TELEGRAM

SIGA O DIÁRIO DA GUANABARA NO INSTAGRAM 

source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com