ArtigosRio de Janeiro

Segunda maior central de abastecimento da América Latina está no subúrbio do Rio de Janeiro




Advertisement

Receba notícias no WhatsApp

Foto: : Antonio Scorza / Agência O GLOBO

Localizada em Irajá, aos pés da Avenida Brasil, uma das principais vias expressas da cidade do Rio de Janeiro a Ceasa de Irajá é considerada a segunda maior central de abastecimento de alimentos da América Latina. Criada pelo Governo federal como uma das principais prioridades do Programa de Desenvolvimento da década 70, a central de abastecimento se tornou uma das principais responsáveis pelo abastecimento não só da Capital como dos municípios vizinhos do estado do Rio de Janeiro.

Responsável por 80% dos produtos hortifrutigranjeiros consumidos no estado do estado do Rio de Janeiro, a Ceasa funciona como uma “cidade” que funciona dia e noite e tem uma média de circulação de 60 mil pessoas e 30 mil veículos que passam por ali e levam e redistribuem para os bairros e municípios vizinhos as mercadorias produzidas no Rio, em outros estados e até mesmo fora do país.

Além disso a Ceasa comercializa anualmente quase 2 milhões de toneladas de alimentos que são responsáveis por abastecer restaurantes, pequenos mercadores e os sacolões da região metropolitana da cidade. Garantindo assim a renda para agricultores, frentistas, atacadistas, feirantes e comerciantes que integram a cadeia produtiva dos produtos hortifrutigranjeiros.

Vale ressaltar que a Ceasa mantém um banco de alimentos, que seleciona e embala mercadorias que seriam descartadas para que essas possam ser doadas para cerca de cem instituições.

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Segunda maior central de abastecimento da América Latina está no subúrbio do Rio de Janeiro






Avatar photo

Ingrid Honorato é jornalista, repórter, assessora, produtora e artista.
Apaixonada por arte, cultura e pelo Rio de Janeiro.



source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com