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Secretários de Comunicação assinam carta de combate às Fake News em cerimônia no Cristo Redentor

Foto: Divulgação

O Rio de Janeiro teve a honra de sediar do 2º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação, um evento que reuniu os 23 Secretários de Comunicação de todo o Brasil para discutir os desafios enfrentados na área. O anfitrião do evento foi o Secretário de Comunicação do Rio, Igor Marques, que liderou o primeiro painel, na última quarta-feira (20/09), contando com a presença do Governador do Rio, Cláudio Castro.

No segundo dia de evento, na quinta-feira (21/09), as autoridades e especialistas se debruçaram sobre temas como inovação digital e seu impacto na gestão pública e licitações, além da regulamentação das rádios comunitárias. O ponto culminante do encontro ocorreu aos pés do Cristo Redentor com a assinatura de uma carta-compromisso que deu origem à Comissão Permanente de Combate às Fake News.

O Secretário Igor Marques declarou: “Com o fórum, demos um importante passo para combater a desinformação no nosso país, além de discutir outros assuntos de extrema relevância para a comunicação governamental. Trocamos experiências que servirão para aprimorar o trabalho de todos nós, secretários, e que contribuirão com os nossos governos, beneficiando assim a população. No fim do encontro, firmamos o compromisso de fortalecer a democracia da informação, prevenindo e combatendo as fake news.”

A carta-compromisso será entregue aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, por meio da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal. No documento, as autoridades defendem a implementação de políticas públicas para garantir a disseminação correta dos fatos e o investimento em campanhas e ações que conscientizem a população sobre a importância de buscar informações em fontes confiáveis. E além disso, os Secretários destacaram a relevância de colaborar estreitamente com as empresas de comunicação de massa e outros membros da sociedade.

Seminários

O primeiro dia do evento contou com o painel “O Brasil e os Desafios das Gestões Estaduais no Combate às Fake News”, que incluiu uma palestra de Caroline Tauk, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região. A magistrada abordou questões relacionadas ao papel do Judiciário, à liberdade de expressão e à necessidade de cooperação entre os Poderes e a sociedade civil para enfrentar a disseminação de informações falsas.

Cláudio Castro elogiou o seminário, afirmando: “Quero parabenizar os secretários de Comunicação do Brasil, que começaram esse processo de se organizar para uniformizar a comunicação governamental. A integração da imprensa com as secretarias e outros poderes é essencial para um crescimento conjunto. Debater sobre as fake news é importante, porque uma informação mentirosa pode, inclusive, destruir vidas. Temos a missão de ser fonte para a imprensa e ser acessível à sociedade.”

Já no segundo dia, o seminário “Foco no Digital: Do Processo Licitatório ao Diálogo com a População” reuniu especialistas em direito público, gestão e marketing. O Vice-Governador, Thiago Pampolha, enfatizou a importância do evento para o aprimoramento da comunicação institucional, ressaltou o compromisso em fornecer conteúdo íntegro e relevante à população, destacando que “não existe governo que consiga se aproximar da população e manter um diálogo franco e genuíno sem o intermédio da comunicação.”

O Presidente do Conselho das Secretarias Estaduais de Comunicação e Secretário da Bahia, André Curvello, elogiou a organização e a escolha dos tópicos discutidos no evento, destacando que “o fórum está ganhando uma forma mais estruturada” e enfatizando o objetivo de fortalecer o setor para construir uma sociedade melhor.

Primeiro Centro de Mídia Governamental do Brasil

Igor Marques também apresentou o projeto do futuro Centro de Mídia do Governo do Rio de Janeiro, que está em construção no Palácio Guanabara. Este centro, o primeiro do país, visa criar uma estrutura moderna e completa com equipamentos de última geração para atender às necessidades de comunicação do executivo fluminense e dos profissionais de mídia.


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