MundoNotícias

'Rússia será forçada a usar armas nucleares táticas contra a OTAN', afirma ex-assessor de Putin

‘Devido ao contínuo apoio militar ocidental, a Rússia será forçada a usar armas nucleares táticas’, disse o analista político Sergei Markov, antigo conselheiro de Vladimir Putin, numa entrevista à Times Radio. Markov expressou preocupação com o papel do Ocidente no conflito russo-ucraniano, que, segundo ele, aumentou a tensão de que as armas nucleares serão invariavelmente utilizadas.

“Vocês querem direcionar seus mísseis para cidades russas, para matar nosso povo, e você, Grã-Bretanha, vai fazer isso. E você acha que ficaremos em silêncio?” disse Markov durante a entrevista.

Quando questionado se prevê um ataque nuclear tático por parte das forças russas, ele respondeu: “Sim, claro, porque agora muitos especialistas russos — e cada vez mais deles — estão dizendo que a Rússia terá de usar armamento nuclear tático”.

Publicidade

Ele observou especificamente que eles terão de ser usados ​​contra os aeródromos da OTAN.

Markov também discutiu possíveis ataques contra territórios britânicos. Quando questionado sobre o assunto, ele disse: “Eventualmente, é claro, o território britânico também pode ser atacado… porque é claro, mísseis britânicos podem ser usados ​​a partir dos F-16, mas as bases dos F-16 não estão na Ucrânia, elas estão baseadas na Ucrânia. os aeródromos romenos e polacos.

Possivelmente, o exército russo terá que dar um ataque real aos F-16, que estão nos aeródromos da Roménia e da Polónia.”

Relativamente às conversações de paz, Markov afirmou que a Rússia está aberta ao diálogo sob certas condições, tais como a democratização da Ucrânia e a remoção do “regime de Kiev”. Segundo ele, a chave do acordo é que “a Ucrânia poderia ser independente como a Suíça”. No geral, a entrevista aponta para complicações e perigos geopolíticos que vão além dos efeitos actuais do conflito.