Turismo

Rodoviária do Tietê ganha sala VIP com cafezinho, snacks e Coca-Cola grátis

O Terminal Rodoviário do Tietê, o maior do país, ganha nesta sexta-feira (22) uma nova sala VIP. Com 160 m² e capacidade para receber até 50 pessoas por vez, o espaço se parece mais com os lounges dos aeroportos do que com as salas VIP que já existem no terminal —inclusive oferecendo snacks e bebidas à vontade e sem custo adicional. O acesso é exclusivo aos clientes que compraram suas passagens pelo site Quero Passagem, o segundo maior do país na venda de bilhetes rodoviários, seja chegando, fazendo conexão ou partindo do Tietê.

O novo espaço fica no fundo do mezanino da rodoviária, em frente aos caixas eletrônicos e próximo aos guichês das empresas de ônibus, onde antes a Caixa Econômica Federal realizava os sorteios da Mega-Sena. Reformado pelo escritório de arquitetura Superlimão, ele agora oferece dezenas de poltronas e sofás equipados com tomadas individuais, ar condicionado, sala de reunião, banheiros e funciona como um ponto de atendimento para os clientes da Quero Passagem.

Quando a Folha visitou o espaço, momento antes da inauguração, as opções de alimentação incluíam água, sucos e refrigerantes (como Coca-Cola e Guaraná Antártica), diferentes versões de cafés expressos da marca Três Corações, castanhas, amendoins, chips de batata-doce e mandioca e biscoitinhos amanteigados. Oferecidos em pacotinhos com porções individuais, os snacks se parecem muito com aqueles que as companhias aéreas oferecem gratuitamente no seu serviço de bordo.

“O Brasil é o segundo maior mercado de viagens da América Latina, e o transporte rodoviário é o único que alcança todos os municípios. Mas diferente do setor aéreo, que conseguiu construir todo um aspecto aspiracional em torno do viajar, o rodoviário não fez isso. É o que queremos com esse espaço”, diz Edson Lopes, diretor de marketing da Quero Passagem. “Queremos sinalizar para os passageiros e para o mercado que as viagens de ônibus podem ser mais confortáveis e agradáveis.”

Lopes conta que a ideia de inaugurar um lounge no Tietê surgiu há mais de um ano, mas demorou a sair do papel pela falta de espaços adequados e disponíveis no terminal, revitalizado pela última vez na década de 1990. Quando a Caixa deixou o local, a marca logo se mexeu para instalar sua “flagship” por lá. O investimento para inaugurar o espaço chegou a R$ 2 milhões, além de outros R$ 100 mil mensais para a operação. As obras duraram cerca de três meses.

A marca também se prepara para lidar com um fenômeno que já acontece nos aeroportos: a superlotação das salas VIP. A solução, segundo o executivo, não deve passar pela restrição de acesso a determinados grupos de clientes, como acontece nos terminais aéreos.

“Conforme a aceitação do público, a ideia é ampliar a sala para conseguir receber mais gente e oferecer os serviços da sala também em outros formatos, em outros terminais”, afirma o executivo. “Mas certamente não iremos criar filtros para restringir o acesso. Queremos proporcionar uma boa experiência de viagem para o maior número possível de pessoas.”

A partir de janeiro, o lounge da Quero Passagem também contará com um espaço dedicado às crianças, com brinquedos e atividades —incluindo uma revistinha inspirada no “Almanaque da Turma da Mônica” que poderá ser levada para a viagem pelos pequenos.

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