ArtigosRio de Janeiro

RJ alcança 3ª posição em captação de órgãos no Brasil




Advertisement

Receba notícias no WhatsApp

O Governo do Estado do Rio comemora um marco significativo no setor de saúde: o aumento das captações de órgãos na rede hospitalar estadual. O avanço tem proporcionado uma nova esperança para aqueles que aguardam por um transplante. De acordo com a Central de Transplantes do RJ, conforme dados divulgados pelo Registro Brasileiro de Transplantes, de janeiro a junho de 2024, o estado atingiu uma média de 27 doadores por milhão de população (pmp). Esse número ultrapassa a média nacional, que é de 19,9 pmp, destacando o Rio de Janeiro como um exemplo no cenário brasileiro de doação de órgãos.

A melhora nos índices de captação está diretamente ligada à redução da taxa de negativa familiar para doação de órgãos. Em 2023, essa taxa diminuiu 15%, colocando o Rio de Janeiro na terceira melhor posição do Brasil nesse aspecto. O governador Cláudio Castro destacou a importância do trabalho realizado: “A redução significativa da taxa de recusa familiar e o aumento no número de transplantes realizados no estado são frutos de um trabalho sensível e de grande capacitação dos profissionais. Cada transplante envolve muitas histórias de vida, com a generosidade do ato de doar das famílias enlutadas e a renovação para quem recebe o órgão”.

No primeiro semestre de 2024, a taxa de recusa familiar para doação de órgãos no estado foi de 32%, uma queda consistente ao longo dos últimos cinco anos.

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp RJ alcança 3ª posição em captação de órgãos no Brasil






Avatar photo

Jornalista carioca, apaixonado pelas ruas do Rio. Do subúrbio, do samba, da cultura popular e do audiovisual.



source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com