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Rede hoteleira do Rio fecha 2023 com recorde de ocupação, diz pesquisa

Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (11) pelo Sindicato Patronal dos Meios de Hospedagem da Cidade do Rio de Janeiro (HotéisRIO) mostra que a ocupação hoteleira na capital fluminense fechou o ano de 2023 com média de 71,11%, melhor resultado dos últimos 6 anos. 

Os melhores índices foram registrados nos meses de janeiro (82,85%) e novembro (81,98%).O histórico dos números sinaliza para uma clara tendência de alta. 

Em 2018, a média ficou em 53,66%; em 2019, registrou 64,55%. Durante os anos da pandemia da covid-19, entretanto, ocorreu redução dos índices. Em 2020, atingiu 44,06% e, em 2021, 48,73%. O ano de 2022 já apresentou retomada, com 65%.

Na avaliação do presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, esse recorde de ocupação na rede hoteleira carioca resultou de um trabalho conjunto de promoção e divulgação pela prefeitura, governo do estado e iniciativa privada. 

“Nós participamos de todo calendário de feiras nacionais e internacionais, e também de eventos que nós produzimos no mercado doméstico e internacional”, disse.  

Lopes destacou a qualidade dos empreendimentos hoteleiros. “Hoje, a gente tem aqui no Rio de Janeiro uma rede de hotéis ultramoderna, feita para as Olimpíadas [de 2016], e também retrofitada. Os hotéis da cidade que eram mais antigos [estão] totalmente atualizados, e a gente acha que, realmente, o Rio é um polo turístico mundial”.

Maior segurança impulsiona o setor

Lopes avalia que, se o município conseguir uma solução mais efetiva para o quesito segurança, “com certeza, em breve, nós estaríamos construindo mais hotéis para fazer frente à enorme demanda que teríamos de turistas aqui na cidade”. 

Segundo o presidente do HotéisRIO, quando a ocupação dos hotéis está alta, “todos ganham com isso, comércio, shoppings, entretenimento, pontos turísticos. É entrando recursos imediatamente na cidade com a chegada do turista”. 

Lopes acredita que, com os investimentos que o Aeroporto do Galeão vai receber, “reforçaremos nossa condição de hub [plataforma] aéreo, incrementando ainda mais o fluxo de turistas para nossa cidade”.

De acordo com dados da Prefeitura do Rio de Janeiro, o setor de turismo vem apresentando recuperação. A arrecadação de Imposto sobre Serviços (ISS), por exemplo, tem registrado crescimento, passando de R$ 127,2 milhões, em 2021, para R$ 255,4 milhões, em 2022, e R$ 340,9 milhões, em 2023. 

Para Alfredo Lopes, isso é resultado do aumento de turistas na cidade. Em 2022, foram 3,1 milhões, número que evoluiu para 6,1 milhões no ano passado.

Campanha #EuAmoORio

Aproveitando o ambiente positivo dos festejos de final de ano, o Instituto Coalizão Rio, uma organização da sociedade civil, lançou a campanha “Eu Amo o Rio”.

A iniciativa conclama os cariocas nascidos na cidade ou que adotaram o Rio para viver, a fazer declarações positivas sobre os atrativos da cidade em diferentes setores. 

O presidente da entidade, Luiz Claudio de Souza Leão, destaca que a iniciativa vai estimular manifestações espontâneas da sociedade visando combater os noticiários que exploram alguns acontecimentos negativos de forma desproporcional aos incidentes semelhantes que acontecem em outras regiões do país. 

“A ideia é que as pessoas façam depoimentos em textos, frases e até palavras otimistas e divulguem entre amigos, conhecidos, grupos de mensagens e redes sociais”, disse Leão.

“Queremos conquistar nossos amigos que vem ao Rio e os que não vem, motivá-los a virem”, disse. 

*Da Agência Fonte Exclusiva com EBC. Compartilhe esta reportagem do Diário da Guanabara, o melhor site de notícias do Rio de Janeiro.

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