NotíciasPolítica

PT quer ‘perdoar’ empreiteiras punidas na Lava-Jato

Empresas com histórico de corrupção seriam beneficiadas no novo governo petista

O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, disse em entrevista à GloboNews que dívidas de empresas condenadas pela Operação Lava Jato podem virar investimentos em obras públicas. Rui Costa foi oficialmente empossado nesta segunda-feira, 2, junto com outros ministros do governo Lula.

Costa disse que há conversas entre o Tribunal de Contas da União (TCU), a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Advocacia-Geral da União (AGU) para viabilizar que acordos de leniência sejam transformados em obras.

O retorno das obras superfaturadas

“Com isso, nós podemos acelerar obras sem depender do Orçamento direto da União, porque são recursos que não estão lançados no Orçamento e poderiam vir para essas obras rapidamente, por serem executadas pelas próprias empresas devedoras, fruto dos acordos de leniência”, disse Rui Costa, durante a participação no programa.

Ainda sobre o acordo entre o governo federal e as empresas, Costa afirmou que caberia à União indicar quais obras seriam beneficiadas, e, ao abrir um edital, as empresas poderiam se habilitar para quitar seus débitos com obras em andamento.

O Petrolão

Trata-se de um esquema bilionário de corrupção que ocorreu na Petrobras durante os governos Lula e Dilma. A corrupção envolvia cobrança de propina de empreiteiras, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e superfaturamento de obras contratadas para abastecer os cofres de partidos, pagar propina aos funcionários da estatal e políticos. O esquema foi alvo de investigação da Polícia Federal por intermédio da Operação Lava Jato.

fonte: R.O

source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com