ArtigosNotíciasRio de Janeiro

Psicóloga Bia Morais fala sobre o conhecimento das próprias emoções

Você sabe qual é a verdadeira função das emoções? Todas elas estão presentes nas nossas vidas para nos proteger de perigos, os quais estão prestes a surgir. Temos algumas emoções básicas que estão presentes em inúmeros momentos, como a alegria, a tristeza, o medo, a raiva, o desprezo e podemos até incluir outras duas emoções, a culpa e a vergonha. O importante de se destacar aqui é o mito relacionado as emoções, pois muitas pessoas pensam que existem emoções boas e ruins, mas na realidade, são apenas emoções.

A relação entre emoções e comportamentos
Divulgação

A relação entre emoções e comportamentos

A dificuldade maior está relacionada ao comportamento desencadeado pelas emoções, por exemplo, o medo. Quando presenciamos tal emoção, temos um comportamento de estar com o coração mais acelerado, estarmos mais alerta e podemos fugir ou lutar diante dessa situação. Então, onde estaria o problema? O problema está relacionado a sentir o medo em situações que não apresentam risco. O medo exacerbado, se configura um tipo de transtorno, também conhecido como transtorno de ansiedade.

Psicóloga Bia Morais fala sobre o conhecimento das próprias emoções
Divulgação

O conhecimento das próprias emoções

Quando falamos sobre conhecer as próprias emoções nos referimos ao conhecimento dos comportamentos relacionados a elas e isso é possível através da psicoeducação das emoções, uma técnica muito utilizada na psicoterapia. O ato de se conhecer, está relacionado com a identificação de uma emoção, a qual desencadeia um tipo de comportamento e como essa dinâmica pode afetar o dia a dia de uma pessoa, pois dependendo do comportamento, este pode ser prejudicial ou não para o sujeito.

Psicóloga Bia Morais fala sobre o conhecimento das próprias emoções
Divulgação

A Importância da Psicoterapia para o Autoconhecimento

Por fim, pode-se afirmar que a psicoterapia ajuda de diversas formas no autoconhecimento e também no autoconhecimento das emoções, pois também sentir tristeza, raiva, alegria ou qualquer outra emoção de modo constante é prejudicial a saúde mental e física do sujeito. Para lidar com isso de forma eficaz e mais segura é necessário o auxílio de um psicólogo.

Que tal pararmos para refletir em como as emoções estão presentes no nosso dia a dia e em como se manifestam? Sua mente irá agradecer.

Bia Morais
Psicóloga
instagram:  @psi.biamorais
Em breve www.psicologabiamorais.com.br


source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com