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Projeto de economia circular chega com moda sustentável na passarela do Central do Brasil

Foto: SuperVia/Divulgação

A moda sustentável que une Supervia e Escola de Divines chegou na Central do Brasil com direito a passarela e desfile de peças que foram feitas a partir de uniformes que seriam descartados, são elas: vestidos, calças, casacos, blusas, entre outras. As roupas ficarão expostas na Central até a sexta-feira, 9 de junho.

“A Central do Brasil é um prédio histórico, que marca o caminho da cidade para a periferia. Pelos trens da SuperVia, todos os dias, circulam centenas de divines. Desfilar aqui é um sonho“, ressalta o coordenador da Escola de Divines, Almir França.

O Brasil descarta mais de quatro milhões de resíduos têxteis por ano, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). São roupas velhas, retalhos da indústria da moda, uniformes e peças de couro. Em vez de serem jogados no lixo, esses resíduos podem ser usados como matéria-prima e garantir um novo uso aos tecidos que, na natureza, levam até 20 anos para se degradar.

A SuperVia, empresa signatária do Pacto Global, fechou parceria com a Escola de Divines – uma ação social do Programa Estadual Rio sem LGTBIFobia, para transformar o lixo em luxo: uniformes que não seriam mais usados ganharam novas formas pelas mãos das costureiras do projeto. 

Com 350 mil passageiros por dia, é natural que a SuperVia receba pessoas dos mais diferentes perfis. Hoje, elas estão representadas aqui. Nossa parceria com a Escola de Divines é contínua: os resíduos têxteis produzidos pela concessionária vão ser transformados pelas mãos dos artistas do projeto“, observa a gerente de Comunicação e Sustentabilidade da SuperVia, Juliana Barreto.

O coordenador do programa Rio sem LGBTIfobia, Ernane Alexandre, lembrou que o desfile celebrou duas datas importantes: “Com esse evento, estamos comemorando o Dia Mundial do Meio Ambiente e o mês do Orgulho LGBT“, conclui Ernane Alexandre.

A iniciativa da SuperVia chamou a atenção de outras empresas, que procuraram a concessionária para saber mais sobre a ação e, quem sabe, seguir essa tendência de economia circular.

Ao promover esse encontro da moda com a economia circular, a SuperVia divulga um conceito super importante de uma forma lúdica, inclusiva e colaborativa“, finaliza Juliana.


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