ArtigosRio de Janeiro

Programa ‘Favela com Dignidade’ beneficiou quase 1.500 pessoas no Complexo do Lins

Foto: Divulgação

A Prefeitura do Rio de Janeiro estendeu o alcance do programa “Favela com Dignidade” à comunidade Boca do Mato, situada no Complexo do Lins, na Zona Norte do Rio. Esta ação organizada pela Secretaria de Ação Comunitária em conjunto com Secretarias e Órgãos Municipais, beneficiou um total de 1.413 pessoas, neste sábado (28/10).

No evento, foram oferecidos uma variedade de serviços essenciais à comunidade, com destaque para inscrições no programa “Minha Casa, Minha Vida” sob a supervisão da Secretaria Municipal de Habitação. Além disso, os moradores tiveram acesso a orientações e serviços que abrangem a documentação civil, emissão da carteira de trabalho, assistência social e atualização ou inclusão no Cadastro Único.

Os participantes também foram informados sobre os serviços disponíveis no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e sobre o passe interestadual para gratuidade em viagens de ônibus a pessoas com mais de 60 anos.

A equipe de Secretaria Municipal de Saúde presente na ação realizou a vacinação contra a COVID-19, aplicando a dose bivalente, bem como a imunização contra a gripe. Além disso, mulheres com 25 anos ou mais puderam fazer exames preventivos ginecológicos, e aquelas com 50 anos ou mais foram encaminhadas para mamografia de rastreamento.

Os agentes também forneceram orientações sobre planejamento familiar, saúde da mulher e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, além da distribuição de preservativos e orientações sobre o combate a doenças como dengue, chikungunya e zika. Houve atendimentos de auriculoterapia e conversas sobre a importância da prática de atividade física, realizados por profissionais da Academia Carioca.

Os serviços do Procon Carioca foram oferecidos para esclarecer dúvidas sobre os meios de transporte na região e para fornecer orientações sobre cadastramento no Moto.Rio, emissão de cartão de estacionamento para idosos, identificação de veículos de pessoas com deficiência, recursos de multas de trânsito e sobre o novo sistema de bilhetagem eletrônica do município do Rio, chamado “Jaé”.

Em parceria com o Detran.RJ, a Fundação Leão XIII concedeu isenção para a emissão da segunda via da carteira de identidade e também para a segunda via de certidões de óbito, nascimento, divórcio e casamento, incluindo habilitação para casamento comunitário.

A Prefeitura do Rio não apenas ofereceu serviços imediatos à comunidade, mas também empreendeu melhorias para a qualidade de vida na região. Isso incluiu a pavimentação da via principal, a instalação de quebra-molas e sinalização adequada, bem como a implementação de postes de luz. E futuramente, estão previstas vistorias nas encostas da área, com o apoio da Secretaria de Conservação, Rioluz, Comlurb, Rio-Águas, Geo-Rio e CET-Rio.

O programa “Favela com Dignidade” visa garantir e facilitar o acesso aos serviços públicos nas comunidades com menores Índices de Desenvolvimento Social (IDS), buscando proporcionar melhores condições de vida para os moradores dessas localidades. Desde o seu lançamento em 2021, o programa já realizou 22 ações comunitárias conjuntas, beneficiando diretamente 28.9 mil pessoas.


source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com