ArtigosRio de Janeiro

Por que os valores de patrocínios dos clubes brasileiros aumentaram tanto?

Atlético-MG e Corinthians se enfrentando. Acervo do Flickr (Creative Commons)

Nos últimos anos, o futebol brasileiro tem vivenciado um aumento significativo nos valores de patrocínio, refletindo uma valorização crescente do esporte tanto no cenário nacional quanto internacional. Este fenômeno pode ser atribuído a diversos fatores que incluem a profissionalização dos clubes, o aumento da visibilidade proporcionada pela mídia e a globalização do futebol.

É fato que os números têm crescido de forma considerável. Um grande exemplo disso, é o caso do Corinthians, que em um período de um ano, obteve uma valorização impressionante de 445% no patrocínio master de seu uniforme. A Hypera Pharma, que anteriormente investia R$ 22 milhões anuais, foi substituída pela VaideBet, uma casa de apostas que pagará R$ 120 milhões por ano ao Timão.

Mas por que os valores dos patrocínios do futebol aumentaram tanto? Os números são impressionantes, mas ilustram apenas um exemplo de como os clubes estão conseguindo aumentar significativamente suas receitas com acordos de patrocínio. Nesse artigo, tentaremos explicar as razões que levaram os patrocínios a aumentarem tanto seus valores.

Casas de aposta dominaram o mercado

A legalização das apostas esportivas no Brasil, aprovada em 2018, abriu as portas para um mercado vasto e até então inexplorado, atraindo um influxo de investimentos estrangeiros e locais. As empresas de apostas enxergaram no futebol brasileiro uma oportunidade única de alcançar milhões de torcedores apaixonados e engajados.

Foi uma questão de tempo até que as camisas dos times brasileiros começassem a estampar as casas de apostas, os contratos de patrocínio se tornaram cada vez maiores, uma vez que o crescimento do ramo de apostas no Brasil é muito grande. Hoje, 39 dos 40 clubes das séries A e B do Campeonato Brasileiro possuem patrocínios de casas de apostas.

Torcida do Internacional nos arredores do Beira Rio. Acervo do Wikimedia Commons Por que os valores de patrocínios dos clubes brasileiros aumentaram tanto?
Torcida do Internacional nos arredores do Beira-Rio. Acervo do Wikimedia Commons

Em números, podemos ver o quanto essas empresas fazem diferença na receita dos clubes. O Flamengo, por exemplo, possui o patrocínio master (lugar mais nobre da camisa) da Pixbet, no contrato atual, o rubro-negro ganha cerca de R$ 85 milhões, o que representa uma valorização de 84% em relação ao patrocínio anterior do banco BRB, que pagava R$ 45 milhões.

O São Paulo também é um outro caso relevante. O tricolor fez uma parceria com a Superbet e arrecadará R$ 52 milhões por ano, o que significa uma valorização de 116% em relação à parceria anterior.

Os números continuarão a aumentar?

A tendência é que os números sigam crescendo nos próximos anos. Quando pegamos os exemplos recentes, vemos que a valorização foi geral. A maioria esmagadora dos times que assinaram novos contratos em 2024, tiveram um aumento grande em relação aos contratos anteriores.

Como vimos, o mercado de apostas foi o grande responsável por esse aumento e, portanto, a ascensão desse mercado está amplamente ligada aos próximos contratos de patrocínio. Com novos entrantes e uma arrecadação cada vez maior, é difícil acreditar que os valores caiam nos próximos anos.

Cada vez mais, plataformas novas no mercado brasileiro, como o NetBet apostas – que é um site de apostas localizado para brasileiros – estão caindo no gosto popular, ao juntar essa paixão por esportes e apostas, dois temas que estão em alta desde sempre.

Além de tudo isso, há a questão da regulamentação do setor de apostas que avançou no Brasil. Aprovada em 2023, a medida provisória 1182/23 definiu diretrizes para a operação das empresas de apostas esportivas, abrangendo o pagamento de taxas sobre os lucros, a proteção dos dados dos usuários e a implementação de medidas para promover o jogo responsável.

A regulamentação das apostas permite com que as empresas consigam trabalhar com mais segurança jurídica no Brasil e, com isso, tenham mais espaço para traçar estratégias de comunicação e marketing e, dessa maneira, as empresas tendem a investir mais ainda no mercado nacional.

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Por que os valores de patrocínios dos clubes brasileiros aumentaram tanto?


source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com