NotíciasPolítica

Polícia Cívil derrubam mais de 600 sites e apps com serviços piratas de streaming

Mais de 600 sites e aplicativos que transmitem ilegalmente conteúdos de canais de TV por assinatura foram derrubados em operação deflagrada nesta terça-feira (28) por policiais civis em todo o Brasil. Eles cumpriram 24 mandados de busca e apreensão contra suspeitos de organizar e vender os serviços piratas de streaming.

Foram cumpridos 606 bloqueios de sites, sendo 238 hospedados no Brasil, 328 no Peru e 40 no Reino Unido. Cerca de 100 das páginas derrubadas eram especializadas na transmissão da Premier League, primeira divisão do Campeonato Inglês de Futebol. Também foram retirados do ar 19 aplicativos de streaming.

Entre os alvos da operação desta terça-feira está um homem de Londrina (PR) que ofertava acesso ilegal a canais por assinatura para 106 mil pessoas. Em Mato Grosso, outro investigado tinha 60 mil clientes das transmissões ilegais.

Publicidade

Esta é a sexta fase da Operação 404 – o nome da operação faz referência ao código que é exibido pelo browser quando uma página na internet não é encontrada. Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, ela conta informações de órgãos de outros países, como a Inglaterra, pois os conteúdos oferecidos ilegalmente nos serviços piratas são produzidos no exterior, como a Premier League.

A sexta fase envolve a atuação de policiais civis do Distrito Federal e de 11 Estados – Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Também participaram agentes dos Estados Unidos, Reino Unido, Peru e Argentina.