NotíciasPolítica

POLÊMICA: Sobre a Faixa presidencial que Lula usou diferente da de Bolsonaro; entenda

Para a posse no último domingo (1º.jan), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) optou pelo modelo de faixa presidencial diferente da utilizada por Jair Bolsonaro em 2019. O fato ganhou destaque durante o evento e repercute também nesta 2ª feira (2.jan). Mas por que a faixada passada a um é diferente da usada por outro?

Guardada a sete chaves, existem duas versões da indumentária mais cobiçada por políticos brasileiros. A faixa presidencial recebida no domingo por Lula foi a mesma utilizada por Dilma Rousseff (PT) em 2015. Já a de Bolsonaro, utilizada na posse em 2019, foi feita a pedido de Lula quando o petista ocupou o Planalto pela primeira vez.

No caso de Lula,a preferência foi dada ao modelo utilizado por ele também nos outros dois mandatos, em 2003 e 2007. Ela possui um brasão bordado com fios de ouro, uma referência às Armas Nacionais do Brasil. Já a usada por Bolsonaro possui distintivo comprado a R$ 55 mil e confeccionada em cetim com três barras: duas da cor verde-bandeira, nas pontas, e no meio, uma amarelo-ouro.

Faixa mais antiga tem 31 anos

Em 1990, José Sarney entregou a Collor a mesma faixa que os ex-presidentes militares Ernest Geisel e João Figueiredo usaram na época. Em seguida, a peça foi descartada e substituída por um modelo idêntico que, depois de ter sido vestido por Collor, foi repassado a Itamar, FHC, Lula, Dilma Rousseff, Michel Temer e Bolsonaro. A faixa estreada por Collor em 1991 foi aposentada e está guardada em cofre do Palácio do Planalto.

source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com