ArtigosNotíciasPrincipal lateralRio de Janeiro

PM do RJ fez 2,8 mil operações em favela desde proibição do STF

A Polícia Militar (PM) do Rio de Janeiro fez pelo menos 2,8 mil operações em favelas desde março de 2020, quando o Supremo Tribunal Federal proibiu essa medida e determinou a elaboração de um plano para reduzir a letalidade policial.

A PM informou que fez 2.810 operações entre março de 2020 e maio de 2023. O número, que não considera os últimos quatro meses, equivale a uma média de duas operações policiais por dia. Os dados foram obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação.

Segundo a corporação, todas essas operações têm “justificativa prévia” e cumprem os protocolos fixados pelo Supremo por meio de um “grupo temático”.

O STF determinou, em março de 2020, que as polícias do Rio de Janeiro e seus grupamentos especiais suspendessem todas as operações em favelas durante a pandemia.

Após o fim da pandemia, o tribunal decidiu que as operações continuarão suspensas até a elaboração e aprovação de um plano de redução da letalidade policial, o que ainda não ocorreu. O processo segue tramitando no STF.

As polícias do Rio de Janeiro se recusaram a seguir uma série de determinações do Supremo, principalmente o uso de câmeras corporais nas fardas dos agentes de segurança de grupamentos especiais. A data limite para a instalação das câmeras em todos os policiais era no dia 4 de julho. Entretanto, a Procuradoria-Geral do estado voltou a questionar a instalação do equipamento e pediu a prorrogação do prazo.

source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com