ArtigosRio de Janeiro

Petrobras vai investir R$ 249 milhões na construção do Complexo Científico e Cultural da Urca

Foto: Serviço Geológico do Brasil

Com início previsto para abril de 2024, a construção do Complexo Científico e Cultural da Urca, Zona Sul do Rio, terá R$ 249 milhões em investimentos provenientes da Petrobras.

O projeto, que tem como objetivo a divulgação do conhecimento geológico no Brasil, é resultado de uma parceria entre a companhia e o Serviço Geológico do Brasil (SGB). As obras devem ficar prontas em 2027.

O diretor-presidente do SGB, Inácio Melo, ressaltou que, após o término das obras, o Brasil ganhará um museu científico de referência, além de uma estrutura científica totalmente revitalizada.

“Do ponto de vista cultural, teremos um museu científico de referência no Brasil, que irá tratar da evolução do planeta Terra e de como nós, seres humanos, nos inserimos neste processo evolutivo. Do ponto de vista do setor mineral, o Centro de Referência em Geociências terá como foco avaliar as possibilidades do território brasileiro para novas descobertas dos minerais críticos para transição energética, como o cobre, níquel, cobalto e lítio”, disse Inácio Melo.

Pelo projeto, o Museu de Ciências da Terra, a litoteca com amostras do pré-sal brasileiro e o conjunto de laboratórios de isotopia e geocronologia passarão por um amplo processo de revitalização.

Informações: Diário Carioca


source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com