NotíciasRio de Janeiro

Perigo de vendavais: Rio de Janeiro e São Paulo em alerta laranja

Fortes ventos, na manhã de quinta-feira (13), atingiram Petrópolis (RJ), na região serrana fluminense, e várias árvores e galhos caíram no trecho que fica a cinco quilômetros da entrada da cidade, interditando completamente a pista por mais de duas horas. 

Segundo a Concer, que administra a rodovia BR 040, a praça do pedágio em Duque de Caxias, antes da subida da serra, teve que ser fechada e o engarrafamento chegou a seis quilômetros.

A meteorologista Anete Fernandes, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), informou que a intensificação dos ventos vai ocorrer em todo o estado do Rio de Janeiro, no leste de São Paulo, zona da mata mineira e sul de Minas Gerais até esta sexta-feira (14). 

Isso por causa do ciclone extratropical, que já atingiu o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Na capital, uma nebulosidade ao longo desta quinta-feira vai encobrir o sol e a temperatura vai cair.

De acordo com o Sistema Alerta Rio, a frente fria vai trazer, ainda, ventos moderados a fortes, que podem atingir até 76 km por hora, e deixar o mar de ressaca, com ondas de até 4 metros de altura nas praias de mar aberto.

Na terça-feira (11), a Marinha do Brasil emitiu um aviso de ressaca do mar para o litoral da cidade do Rio de Janeiro, a partir das 21h desta quinta-feira até as 9h de sábado, dia 15. As ondas podem variar de 2,5 m a 4 metros de altura na orla da cidade.

O Alerta Rio explicou que as altas ondas estão relacionadas ao ciclone extratropical que está no Sul do país, apesar dos impactos no Rio serem mais amenos.

Entenda o ciclone no Rio Grande do Sul

O ciclone extratropical que atinge o sul do país desde a quarta-feira (12) já está fluindo em direção ao Oceano Atlântico e perde força. As informações são do Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia.

Um alerta laranja de perigo por causa de vendavais foi emitido para a faixa leste de São Paulo, e também para o litoral do Rio de Janeiro diante dos riscos de ventos costeiros.

Já o alerta vermelho de grande perigo foi mantido para a faixa leste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, conforme explica o meteorologista do Inmet, Mamedes Melo, em reportagem da EBC, reproduzida no programa Direto da Redação (Vídeo). 

Segundo o Inmet, os ventos chegaram a 145 quilômetros por hora, na cidade catarinense de Bom Jardim da Serra. No estado, houve queda de postes, árvores, destelhamentos e falta de energia, de acordo com a Defesa Civil.

São Paulo e Paraná

Em São Paulo, pelo menos uma pessoa morreu por causa dos ventos fortes que já chegaram ao estado. No Paraná, cerca de 1600 pessoas foram afetadas pela chuva, pelos ventos e alagamentos. 160 edificações foram danificadas. 

Já no Rio Grande do Sul, a chuva passou dos 100 mm em Canguçu e Bagé. De acordo com a Defesa Civil gaúcha, uma pessoa morreu na cidade de Rio Grande depois que uma árvore caiu e 23 ficaram feridas no estado. 470 pessoas estão desabrigadas ou desalojadas. 51 municípios registraram prejuízos até o momento.

Segundo o governador em exercício do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, a população do estado ainda precisa estar em alerta.

Para receber os alertas da Defesa Civil, basta enviar um SMS para o número 40199 com o CEP da sua localidade.

*Da Agência Fonte Exclusiva. Compartilhe esta reportagem do Diário da Guanabara, o melhor site de notícias do Rio de Janeiro.

SIGA O DIÁRIO DA GUANABARA NO TELEGRAM

SIGA O DIÁRIO DA GUANABARA NO INSTAGRAM

source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com