Saude

Papo na Laje: programa de TV idealizado por jovens terá reprises até outubro

O programa de TV Papo na Laje vai reapresentar episódios das primeiras duas temporadas até outubro. Os espectadores terão a oportunidade de revisitar temas que marcaram o dia a dia da juventude de favela e periferias do Rio como “Influenciadores de favela”, “Fé e política” e “Cidade Integrada”. Os episódios serão transmitidos todas as quintas, às 18h, no canal do Youtube.

O projeto do Brasil de Fato voltará a exibir episódios inéditos da sua terceira temporada após o período eleitoral. Nas primeiras gravações, jovens e representantes dos seus bairros falaram sobre diferentes projetos locais em Maricá, como o Horta Agroecológica, Moeda Social, Políticas Públicas de Audiovisual para a Juventude e Ciência, Tecnologia e Inovação.

Leia mais: Papo na Laje: iniciativa de jovens de Itaboraí (RJ) produz dados sobre o território

Papo na Laje é um programa semanal que valoriza o protagonismo da juventude nas favelas e periferias do Rio de Janeiro. A cada novo episódio a apresentadora, Dani Câmara, recebe dois convidados que compartilham experiências sobre temas de interesse da juventude. O encontro acontece em diferentes lajes das periferias e favelas do estado do Rio.

“A nossa proposta é que seja um momento da gente se reunir para mostrar as nossas potências e que a juventude constrói e propõe muitas coisas importantes”, afirma o diretor e roteirista, Dieymes Pechincha.

Confira a ordem de exibição das reprises:

Passinho (2ª temporada)

A cultura do Passinho e da Dancinha, que nasceu nas favelas do Rio de Janeiro, ganhou o mundo mas ainda sofre com a repressão dentro das comunidades. Os dançarinos Jeff do Massa e RD do J2 contaram sobre as conquistas da modalidade que é patrimônio cultural do Rio e a importância dos bailes de favela na construção desse movimento.

Capoeira (1ª temporada)

Neste episódio da primeira temporada, gravado na laje do grupo Nós do Morro no Vidigal, na zona sul, a apresentadora Juliana França conversa com Érida Ferreira (Pantera) e Walace (Vareta) sobre diversos aspectos da capoeira: culturais, ancestrais, de autodefesa e sociabilidade nas favelas e periferias. 

Cozinhas populares (2ª temporada)

Combate à fome foi o tema do episódio de estreia da segunda temporada do Papo na Laje. Thiago Coutinho, do Coletivo de Educação Popular e Libertária (CEPL), e Julia Nascimento, do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), contaram experiências de acolhimento nas cozinhas populares.

Dignidade no trabalho (2ª temporada)

O motorista de aplicativo Edilson de Souza e a trabalhadora ambulante Alinny Gomes contam suas experiências na organização de cooperativas para uma dinâmica de trabalho mais justa e digna. O espaço Garagem Delas fica no centro do Rio e promove eventos e vendas para as ambulantes no mesmo lugar.

Influenciadores de favela (1ª temporada)

Neste episódio, MC Zuleide, do Morro do Babilônia, e DJ Swag do Complexo, da favela do Alemão, representam os diversos influenciadores digitais de favelas que fazem a diferença e acumulam milhares de seguidores. Eles compartilham o cotidiano com bom humor, e destacam a internet também como uma ferramenta de trabalho para esses jovens.

Cidade Integrada (1ª temporada)

Os impactos da militarização das favelas do Jacarezinho e de Manguinhos, na zona norte do Rio, é o tema do episódio. As jovens Bianca Peçanha e Jéssica Lene avaliam a chegada do projeto de ocupação “Cidade Integrada” no cotidiano das comunidades. O programa do governo do estado é uma reformulação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).

Fé e política (2ª temporada)

No episódio, jovens evangélicos de favelas do Rio conversam sobre os fundamentos da ética cristã e seus desdobramentos na política. Os convidados são Thales Freitas, do coletivo Esperançar, e o pastor Ismael Lopes. “Deus não está acima de todos, está entre nós. É Deus conosco com fome, com frio nas ruas. Pobreza não é uma condição de existência natural, é uma violência executada”, disse o pastor.

Literatura nas favelas (2ª temporada)

Dois escritores da Baixada Fluminense compartilham os desafios de conciliar a produção literária com o expediente em outro trabalho para além da escrita criativa. A inspiração para as histórias que cada um escreve parte, muitas vezes, das próprias vivências.

Direito à cidade (1ª temporada)

Neste, que foi o terceiro episódio da primeira temporada do Papo na Laje, os convidados foram Marcele Oliveira, do Parque Realengo, e Henrique Silveira, geógrafo e coordenador da Casa Fluminense. Eles falaram sobre os desafios de pensar políticas públicas de mobilidade urbana a partir dos seus territórios.

Expressões populares (1ª temporada)

A diversidade das manifestações culturais presentes nas favelas e periferias do Rio foi o tema deste episódio, com os convidados Suellen Tavares, do grupo cultural Jongo da Serrinha, e Victor Rodrigo, representante da Folia de Reis na favela do Santa Marta. 

Racismo religioso (2ª temporada)

No episódio, os jovens de axé Giselle Florentino e Patrick Melo, da Iniciativa Direito à Memória e Justiça Racial (IDMJR), falam sobre a resistência dos terreiros e das religiões de matriz africana diante do racismo religioso. O episódio foi gravado no Centro de Tradições Ylê Asé Egi Omin, casa de candomblé situada em Santa Teresa, centro do Rio.

Edição: Clívia Mesquita

source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com