CovidNotícias

Pantanal: área queimada em 5 meses é 39% maior do que pior ano da história do bioma; vídeo mostra devastação

O Pantanal está em chamas mais uma vez. Até maio deste ano, 332 mil hectares do bioma, que se espalha por Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, já foram consumidos pelas chamas. A extensão destruída já superou em 39% o registrado no mesmo período de 2020, o pior ano da série histórica. Imagens gravadas por equipes que trabalham no combate das chamas mostram a área devastada pelo fogoVeja o vídeo acima.

Os dados são do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Lasa-UFRJ). Diante do cenário, agravado pela seca extrema enfrentada pelo bioma, a ONG SOS Pantanal emitiu uma nota técnica.

O g1 conversou com a geógrafa do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), Rayssa Noveli, que sobrevoou as áreas atingidas pelas chamas. O vídeo foi gravado na última quinta-feira (6), na região do Jatobazinho, que fica na cidade de Corumbá (MS).

Publicidade

Fizemos um sobrevoo para visualizar onde estava a frente do fogo e traçar rotas para acessar essas áreas. Realizamos o trabalho de identificar os focos, a direção do vento e as equipes vão no local para que o fogo não se alastre mais. É um trabalho em conjunto com várias frentes”.

Desde janeiro de 2024, uma área duas vezes maior que o tamanho da cidade de São Paulo já queimou no Pantanal. Nos últimos dez dias, o fogo consumiu o equivalente a 59 mil campos de futebol.