NotíciasRio de Janeiro

Pacientes de Búzios (RJ) começam a receber óleo de cannabis medicinal 

A cidade de Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, iniciou a distribuição de óleo de cannabis medicinal para pacientes cadastrados e autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. (Anvisa).

Os pacientes com autismo, epilepsia e Síndrome de Down estão na lista de beneficiados pela iniciativa inédita, realizada e direcionada pelo Sistema Único de Saúde, com coordenação da Secretaria Municipal de Saúde.

O projeto já tem planos de expansão em 2024, incluindo pacientes com outras doenças, como Parkinson, Alzheimer e dor crônica. A Prefeitura de Búzios também planeja a implantação de um centro de pesquisa, em colaboração com a Fundação Oswaldo Cruz.

O uso medicinal da maconha ainda é cercado de polêmica, principalmente em relação ao suposto risco de dependência e desvirtuação da finalidade. A Professora de Neurologia da Universidade Federal Fluminense, Camila Pupe, esclarece que essa possibilidade é pouco provável.

A neurologista cita os principais ganhos na qualidade de vida dessas pessoas.

A entrega do óleo segue um rigoroso agendamento e quem já teve o cadastro aprovado deve aguardar o contato da prefeitura. É fundamental estar com a documentação requerida para a retirada do medicamento na farmácia da Policlínica de Búzios, incluindo receita médica, identificação do paciente e do responsável, caso houver.

Dúvidas sobre a distribuição da canabbis medicinal pela prefeitura de Búzios podem ser esclarecidas com a Secretaria Municipal de Saúde, pelo telefone zero operadora 22 2350 6010.

*Da EBC com edição da Agência Fonte Exclusiva. Compartilhe esta reportagem do Diário da Guanabara, o melhor site de notícias do Rio de Janeiro.

SIGA O DIÁRIO DA GUANABARA NO TELEGRAM

SIGA O DIÁRIO DA GUANABARA NO INSTAGRAM

source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com