Turismo

Os novos destinos que os brasileiros estão de olho, segundo um executivo da Qatar Airways

Com o dólar ainda caro e a uma alta temporada europeia que parece não ter fim, muitos brasileiros já estão em busca de destinos alternativos para as férias. Segundo o vice-presidente de vendas da Qatar Airways na América Latina, Craig Thomas, a companhia que liga o Brasil ao Qatar, no Oriente Médio —e de lá ao mundo todo—, tem sentido um aumento no interesse dos brasileiros em visitar destinos não tão tradicionais.

“Quando a Indonésia reabriu após a pandemia, vimos muitos brasileiros querendo ir para lá. Muitos surfistas, principalmente, em busca de aventuras. Sentimos que o brasileiro está muito mais consciente sobre destinos não tradicionais”, diz Thomas em entrevista à Folha. “As Ilhas Maldivas, a África num geral, as Ilhas Seychelles, os países Oriente Médio… Não são destinos tradicionais para os brasileiros, mas que estão se tornando cada vez mais populares à medida que as pessoas conversam entre si e procuram por oportunidades de viagem mais únicas.”

O Japão, que recentemente negociou uma isenção de visto com o Brasil, também está entre os mais visitados por brasileiros que voam com a Qatar, ao lado de China, Egito (que recentemente ganhou um voo direto a partir de São Paulo) e Austrália (que também acaba de ganhar uma nova ligação com a América Latina).

A disposição do brasileiro em viajar está levando a própria Qatar Airways a reforçar sua presença no país. Além dos atuais dois voos diários entre Guarulhos e Doha, a partir de 2024 a companhia deve adicionar uma terceira frequência diária à rota, que se estenderá até Buenos Aires. O novo voo estava previsto para dezembro, mas foi adiado para 2024 (ainda sem data definida), segundo o executivo, por questões operacionais.

A ligação entre São Paulo e Buenos Aires está entre as rotas internacionais mais movimentadas do mundo, com mais de 2.500 voos e mais de 670 mil passageiros por ano. Além das companhias aéreas nacionais de ambos os países (Gol, Latam e Aerolíneas Argentinas), outras quatro companhias estrangeiras (Air Canada, Ethiopian, Swiss e Turkish) também operam o trecho por ano, permitindo aos brasileiros voar de executiva sem gastar uma fortuna. O novo voo da Qatar, inclusive, trará à rota a QSuites, a premiada classe executiva da Qatar.

“Nossa ocupação está sempre entre 90% e 100%, com sinais muito positivos de demanda futura, o que nos dá muita confiança para introduzir novas frequências para o Brasil em 2024. É um mercado com um ambiente operacional favorável e um governo muito favorável aos nossos planos de expansão”, diz Thomas. “Acho que isso é uma prova de que o Brasil é considerado um país amigável para viajar e fazer negócios.”

Os planos de expansão das operações da Qatar no Brasil, entretanto, se restringem à capital paulista. Quando perguntado sobre os rumores de a empresa voar para o aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, o executivo afirma que a ideia nunca esteve, oficialmente, nos planos da companhia.

“O foco da nossa expansão tem sido adicionar capacidade às rotas em que vemos uma demanda contínua e sustentável. Mas nossos planejadores de malha estão sempre procurando e avaliando novas rotas e oportunidades para nós, como a ligação entre São Paulo e Buenos Aires.”

source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com