ArtigosRio de Janeiro

Ordo é bem-vista por moradores, trabalhadores e empresários da Zona Oeste

Operação Ordo – Divulgação

A Ação Estruturada Ordo, iniciada na madrugada da última segunda-feira (15), para a recuperar territórios e restabelecer serviços em favelas e comunidades da Zona Oeste, tem sido bem avaliada pelos moradores das áreas patrulhadas, bem como por comerciantes e representantes do setor industrial da região, que anseiam pelo retorno da sensação de segurança na região.

“Esse é um trabalho estruturado, planejado com inteligência, que tem a meta de devolver o direito de ir e vir a partir de ações concretas. Esta região abriga uma grande parcela dos moradores, trabalhadores e empresas da capital fluminense. Vamos devolver a esses cidadãos o acesso aos serviços essenciais e regulares, de forma confiável e com a qualidade que necessitam. Queremos construir um futuro muito mais seguro e próspero para o estado do Rio e isso não é possível sem trazer a Zona Oeste de volta ao caminho da ordem”, comentou o governador Cláudio Castro (PL).

População confiante

O analista de sistemas, Eduardo Guedes, de 41 anos, que presta serviços em uma empresa na Barra da Tijuca, ficou satisfeito ao ver uma viatura da Polícia estrategicamente posicionada para garantir a segurança de quem circula pela área. Medida, que segundo Eduardo, cria uma sensação de segurança para quem vai ou volta do trabalho

“Como cidadão, digo que a ação é excelente. Esse policiamento ostensivo, amplo, te permite ter uma sensação melhor ao andar na rua, ao fazer as coisas da rotina. Enfim, você não precisa sair preocupado com o que vai te acontecer”, ponderou o analista de sistemas.

Moradora do bairro da Curicica, Hellen Lucia, a atendente de uma loja de açaí, compartilha da mesma sensação de Eduardo Guedes. Para ela, que trabalha em turnos de 12h, com encerramento das suas atividades às 21h, a chegada da Ordo trouxe mais segurança no trajeto entre a sua casa e o trabalho.

“Para a gente, é melhor estar com o policiamento nas ruas. É bom para as pessoas, é mais seguro. A gente não fica tão preocupado em ser assaltado no meio da rua. Costuma ser bem deserta essa região aqui do Shopping Via Parque (na Barra) e eu sinto que vai dar uma melhorada com esse policiamento. Vai ser melhor para os trabalhadores e para os moradores da região”, ressaltou a comerciária.

Otimismo nas entidades comerciais

A Ação Estruturada Ordo também sido bem avaliada por lojistas, empresários e industriais, a exemplo do presidente da Associação Comercial e Industrial do Recreio e Vargens (ACIR), Alfredo Lopes, que vê com esperança o reordenamento da Zona Oeste, que é uma importante região turística da cidade.

“Esse ano vamos ter o Rock in Rio, daqui a pouco o encontro maior do G-20 na cidade. Acho a melhoria na segurança dessa área tão importante para a cidade toda, mas principalmente para o turismo, já que sem dúvida vai trazer um desenvolvimento de novos projetos”, disse Alfredo Lopes.

À frente da sexagenária Associação Comercial Industrial de Jacarepaguá (ACIJA), o presidente Paulo Valente, afirmou que a criminalidade produziu, ao longo do tempo, uma fuga de empresas na região. Ele acredita que a Ordo e os seus desdobramentos representam possibilidades para reverter o esvaziamento de vários bairros da Zona Oeste.

“A Ordo era muito aguardada pelo comércio e pela indústria de Jacarepaguá. Felizmente, estamos vendo essa ação em curso, o que consideramos muito importante para a nossa região. Desde que começou, a gente tem tido um feedback muito interessante dos comerciantes, dos empresários e até mesmo de associação de moradores que trabalham em conjunto com a ACIJA, que manifestam positivamente suas expectativas com os trabalhos”, comentou Valente.

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Ordo é bem-vista por moradores, trabalhadores e empresários da Zona Oeste


source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com