NotíciasRio de Janeiro

O que a polícia descobriu sobre o assassinato da líder quilombola Mãe Bernadete  

A Polícia da Bahia já identificou os autores do assassinato da liderança quilombola, Maria Bernadete Pacífico, a Ialorixá Mãe Bernadete, de 72 anos. 

No entanto, os detalhes serão mantidos em sigilo para não prejudicar as investigações, segundo destacou o secretário em exercício de Segurança Pública da Bahia, Marcel de Oliveira.

Mãe Bernadete foi executada no Quilombo Pitanga dos Palmares, no município Simões Filho, no dia 17 de agosto. Ela estava em casa, acompanhada de dois netos, quando dois homens usando capacete entraram no Quilombo e efetuaram vários tiros.

Bernadete era uma liderança quilombola baiana e da coordenação nacional de articulação de quilombos. O seu filho Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, o Binho do Quilombo, também foi executado há seis anos. 

Desde o dia 30 de agosto, o crime da Ialorixá passou a ser acompanhado pelo Observatório das Causas de Grande Repercussão. No mesmo dia, o advogado David Mendes, que representa a família de mãe Bernadete, pediu para ser incluído no Programa de Defensores dos Direitos Humanos do governo federal. 

*Da EBC e D+ NEWS TV com edição da Agência Fonte Exclusiva. Compartilhe este artigo do Diário da Guanabara, o melhor site de notícias do Rio de Janeiro.

SIGA O DIÁRIO DA GUANABARA NO TELEGRAM

SIGA O DIÁRIO DA GUANABARA NO INSTAGRAM

source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com