NotíciasPolítica

O que a crise dos yanomamis revela sobre a relação dos militares com a Amazônia

Quer sempre mais sobre política, assine também nosso Telegram.
Essa é mais uma notícia que compartilhamos aqui com você, é a i99 notícias sempre a frente.

O governo federal dá nesta quarta-feira (8) mais um passo nas ações para lidar com a crise humanitária dos yanomamis. O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, viaja a Boa Vista com comandantes das Forças Armadas para acompanhar a megaoperação de retirada de garimpeiros na terra indígena.

A atuação dos militares na região e na Amazônia como um todo é antiga —e o interesse das Forças Armadas em definir políticas para essa área também.

Na ditadura militar, o regime deu corpo à visão de ocupação de um espaço visto como vazio para defesa da soberania contra supostos inimigos externos. Ainda hoje esse pensamento pode ser percebido em discursos e ações de militares.

O Café da Manhã discute o papel das Forças na retirada de invasores da Amazônia em conversa com João Roberto Martins Filho, cientista político da Universidade Federal de São Carlos. Ele analisa em que medida a estratégia amazônica dos militares tem relação com a crise vivida agora.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelas jornalistas Magê Flores e Gabriela Mayer, com produção de Carolina Moraes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

source
Obrigado por estar conosco!

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com