NotíciasPolítica

O problema do crédito no Brasil

O crédito é algo extremamente necessário para financiar e fomentar atividades humanas e o trabalho humano, sem créditos ou recursos nada funciona e nada evoluí. Cada país tem suas regras e políticas cambiais, mas o Brasil infelizmente tem uma das piores políticas nesse setor. Seja pobre ou seja rico, seja pessoa física ou jurídica, todos precisam de créditos para financiar ou fomentar diversas atividade, pagamentos, contas ou até mesmo para pagar dívidas e outros créditos, por isso uma boa e justa política de crédito é necessário para garantir a segurança jurídica principalmente do cliente beneficiário, que é a parte mais frágil desta relação.

Porém o que vemos no Brasil é um grande escárnio, onde os bancos privados e públicos praticamente tabelam as taxas, juros, encargos e etc. das linhas de créditos e financiamentos, sendo quase uma agiotagem legalizada, um verdadeiro crime de extorsão, onde o cliente principalmente pessoa física mais sofre com essa política podre e arbitrária. Entra governo e saí governo e nada muda, pelo contrário só piora inclusive autorizando a população pegar empréstimos e dar o Bolsa família, BPC e auxílio Brasil como garantia de pagamento, ou seja o banco poderá recolher até benefícios sociais, que é uma forma de garantir o mínimo existencial de renda e alimentação. 

Eu já tive e ainda tenho muitos problemas com o sistema de crédito, já deixei de pagar faturas de cartões de crédito por motivo de desemprego, e uma fatura que era de R$ 1.300 reais em 6 meses de atraso chegou ao escárnio de R$ 13 mil reais ou seja custando 10 vezes mais do que o que realmente eu devia. Nunca aceitei pagar esse valor, pois não é o que devo e com isso fui inscrito no serasa, assim perdendo créditos e sendo empurrado para a penuria financeira. Após uns anos resolvia a questão e paguei menos do que meu débito de fato, e os bancos como sempre lucrando em cima das nossas desgraças. 

Publicidade

O Brasil precisa garantir uma relação bancária e cambial justa, hoje é uma aberração qualquer tipo de crédito no Brasil, principalmente para pessoas físicas, onde os banco tem seguro de suas operações, mas o cidadão Não, o cidadão fica indefeso lutando contra um sistema que não quer saber suas necessidades, quer receber a todo custo e ainda com valores exorbitantes, ou seja é uma agiotagem, uma extorsão legalizada.

E dependendo da situação pouco o judiciário pode fazer, pois não há legislações específicas de proteção ao cliente nestes tipos de operações, o Brasil tem uma legislação rasa e podre nessa questão, e isso não só impede as pessoas de crescerem financeiramente, mas o país como um todo, assim aumentando ainda mais a miséria e a estagnação como nação, por isso é necessário e de extrema urgência uma nova e segura política de crédito.