NotíciasPolítica

Nome de desembargadora ganha fôlego para o STF no entorno de Lula

Quer sempre mais sobre política, assine também nosso Telegram.
Essa é mais uma notícia que compartilhamos aqui com você, é a i99 notícias sempre a frente.

A aposentadoria da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber, em outubro, aumenta a pressão para que Lula (PT) indique uma mulher para substituí-la na Corte. E um novo nome passou a ser considerado no entorno do presidente: o da desembargadora Simone Schreiber, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, no Rio de Janeiro.

DOIS LADOS

A magistrada, que tem mestrado em Direito Constitucional e doutorado em Direito Público, é autora do livro “A Publicidade Opressiva de Julgamentos Criminais”, um tratado sobre liberdade de expressão e de como a imprensa pode influenciar a condenação de acusados mesmo fazendo ou não uma apuração isenta dos fatos.

Ela discute o choque que se trava muitas vezes entre o direito da sociedade de ser informada, e o direito que cada cidadão tem a um julgamento isento e justo, livre de pressões.

ASSINATURA

A obra, que tem prefácio do ministro do STF Luís Roberto Barroso, já foi citada por outros magistrados da Corte em ocasiões distintas. Schreiber tem também a simpatia de advogados próximos de Lula e do PT.

MEMÓRIA VIVA

Em um julgamento de grande impacto e repercussão, Schreiber proferiu o voto condutor do julgamento que tornou réu um sargento acusado de sequestrar, estuprar e manter Inês Etienne Romeu em cárcere privado na Casa da Morte, como era conhecido o imóvel que órgãos de repressão da ditadura militar mantinham em Petrópolis, no Rio, para torturar e matar presos políticos.

A magistrada sustentou que a Lei de Anistia não alcança crimes contra a humanidade, que não prescrevem nem podem ser anistiados, de acordo com tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário.

NA LISTA

Além da desembargadora, são lembradas também para o cargo a advogada e jurista Caroline Proner e a criminalista Dora Cavalcanti.

NA LISTA 2

Lula ainda não definiu, no entanto, se a vaga ficará mesmo com uma mulher. O presidente terá, a princípio, apenas duas vagas para preencher —as de Ricardo Lewandowski, que se aposenta em maio, e a de Rosa Weber. E há diversos candidatos na lista.

TELINHA

A atriz Tay O’hanna, acompanhada da namorada, a atriz Thalita Carauta, recebeu convidados na pré-estreia da segunda temporada da série “As Five” (Globoplay). Companheira de elenco, a atriz Ana Hikari também compareceu ao evento, que ocorreu na noite de segunda (6), no Blue Note, em São Paulo. A rapper Preta Rara passou por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

source
Obrigado por estar conosco!

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com