MundoNotícias

No Primeiro Dia Da “Saidinha”, PM Recaptura 157 Detentos Em São Paulo

No primeiro dia de saída temporária, que começou na terça-feira (17), a Polícia Militar de São Paulo conseguiu recapturar 157 prisioneiros. Estes indivíduos estavam nas ruas desrespeitando as normas impostas pelo judiciário para usufruir do benefício, e todos foram retornados ao sistema prisional.

A maior parte das capturas aconteceu em São Paulo e na sua região metropolitana, onde 56 indivíduos foram retomados à custódia. Nas primeiras horas da manhã do dia anterior, 15 presos foram encontrados em áreas do centro da cidade conhecidas pelo “consumo de drogas”.

A recaptura de detentos também foi significativa no interior do estado: 28 foram recapturados em Ribeirão Preto; 19 em Sorocaba; 14 em São José do Rio Preto; 11 em Campinas e São José dos Campos; 6 em Presidente Prudente e Piracicaba; 3 em Santos; 2 em Bauru; e 1 em Araçatuba.

Publicidade

Os prisioneiros precisam cumprir várias condições estabelecidas pelo sistema judiciário para serem elegíveis para a liberdade temporária. Isso envolve a permanência na cidade notificada à Justiça, a restrição de não estar nas ruas à noite e a proibição de frequentar bares, boates ou se envolver em brigas e outras ações consideradas graves.

Depois de serem recapturados, os prisioneiros são enviados ao Instituto Médico Legal (IML) para serem submetidos a exames forenses e, logo após, são direcionados aos Centros de Detenção Provisória ou à Penitenciária Feminina. A partir do ano passado, prisioneiros que são pegos violando as regras são imediatamente levados ao sistema prisional, de acordo com uma portaria da Secretaria da Segurança Pública (SSP), com o consentimento da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP).

Um acordo de cooperação entre a SSP e o Tribunal de Justiça do estado facilitou o acesso dos policiais aos processos dos réus que cumprem pena fora das prisões. Com dispositivos móveis, é possível consultar a situação prisional do abordado e verificar se as medidas cautelares estão sendo respeitadas.

A Justiça concedeu a terceira saída temporária em 2023, esperando que os prisioneiros voltem para as penitenciárias na segunda-feira (23) seguinte. Na ocasião anterior, que ocorreu de 11 a 17 de junho, as forças de segurança recapturaram 677 detentos em todo o estado.