NotíciasPolítica

Movimentos conservadores ganharam força no governo Bolsonaro. O que esperar em 2023

O conservadorismo ganhou força nos últimos anos com o surgimento de grupos, movimentos e associações que atuam em defesa da vida, da família e dos direitos individuais como a liberdade de expressão e religiosa.

Considerados apartidários e sem vínculos políticos, a maioria dos movimentos se aproxima das bandeiras defendidas pelo presidente Jair Bolsonaro, que ganharam destaque ao longo do seu governo e colaboraram para o despertar da direita brasileira no país. A partir de 2023, eles preveem obstáculos, principalmente por causa das pautas “progressistas” do governo Lula, mas acreditam ser capazes de resistir às medidas abusivas e ideológicas.

Um dos grandes movimentos que se fortaleceu nos últimos anos foi o Movimento Conservador, que surgiu em São Paulo no ano de 2016, em meio à crise institucional do governo da ex-presidente Dilma Rousseff. Além de defender a moral e os valores cristãos, o movimento se expandiu na formação intelectual, cultural e política com base nos ensinamentos do professor e filósofo Olavo de Carvalho, para formar uma militância organizada em favor dos princípios conservadores. Eles esperam anos difíceis a partir de 2023, mas acreditam sair bem-sucedidos na oposição.

Presente em 12 estados, 85 municípios e com mais de 3.000 membros atuantes, o movimento procura estar presente nas casas legislativas e organiza manifestações a favor dos policiais militares, contra o aborto, contra a doutrinação política nas escolas, contra a lei de migração e a favor da revogação do estatuto do desarmamento.

Em entrevista à colunista Cristina Graeml, o presidente do Movimento Conservador no Nordeste, André Almeida destacou o crescimento de grupos conservadores nos estados nordestinos, cuja população é considerada, em sua maioria, de esquerda, como um motivo de esperança. “Essa é uma onda que não é modismo, veio pra ficar. Era como se [o conservadorismo] estivesse adormecido dentro de nós, brasileiros, e com a chegada de alguém que tomou a frente disso, aflorou”, disse.

GAZETA DO POVO

source

Compartilhe:
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com