CovidNotícias

Morre Salomão Ribas Júnior, aos 79 anos, homem que marcou a política em SC

O ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado e ex-deputado estadual Salomão Ribas Júnior faleceu na noite deste domingo (15), em Florianópolis, aos 79 anos. Nascido em Caçador, Meio-Oeste do Estado, Salomão, que foi figura presente na política e na imprensa de Santa Catarina nos últimos 50 anos, era advogado, radialista e jornalista. Também foi presidente do TCE de Santa Catarina e da Academia Catarinense de Letras.

Formado em direito pela Universidade Federal Fluminense, em 1972, Salomão foi deputado estadual duas vezes pelo PDS, hoje PP. Entre 1975 e 1986, ocupou os cargos de secretário Estadual de Educação (1975 a 1977), secretário da Casa Civil do governo do Estado (1977 a 1979), consultor-geral do Estado (1979 a 1980), secretário estadual da Saúde e Promoção Social (interino), secretário de Imprensa (interino) e secretário da Cultura, Esporte e Turismo (1985 a 1986).

Foi casado com Carlota, com quem teve dois filhos: Ricardo e Marcel. Deixa três netos: Sabrina, Antônio e Amanda e as noras Giselle e Gisele.  Salomão também era doutor em aspectos jurídicos e econômicos da corrupção pela Universidade de Salamanca, na Espanha.

Publicidade

Ele foi membro do primeiro conselho consultivo da Fundação Catarinense de Cultura e membro do Conselho Estadual de Cultura (1978 a 1982), do Conselho Estadual de Educação (1977 a 1982), e do Conselho de Tecnologia e Meio Ambiente (1977 a 1979). Em 1990, renunciou ao mandato de deputado estadual para tomar posse como conselheiro do TCE.

Presidente do TCE lamenta a perda de Salomão:

Nesta segunda-feira (16), o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Herneus João De Nadal, lamentou a perda do conselheiro aposentado e ex-presidente Salomão Ribas Júnior, ocorrido na noite deste domingo (15), em Florianópolis. Em nota oficial, De Nadal falou sobre Salomão:

“O TCE/SC e o Estado de Santa Catarina perdem uma referência. Salomão Ribas Júnior foi um intelectual brilhante e uma personalidade que trazia na extrema competência e na cordialidade duas de suas principais marcas. À frente da Corte de Contas Catarinense, implantou uma gestão dinâmica e inovadora, ajudando a colocar o Tribunal como referência no sistema de contas brasileiro e, até mesmo, no exterior. Aos familiares e aos amigos, os nossos sinceros sentimentos”.

Não há ainda informação sobre o velório e sepultamento do ex-conselheiro e deputado.