CovidNotícias

Morre Paul Auster, fenômeno literário dos EUA, aos 77 anos

O escritor Paul Auster, de 77 anos, morreu na terça-feira, 30, devido a complicações de um câncer no pulmão. De acordo com o The New York Times, o óbito foi confirmado por uma amiga, Jacki Lyden.

Diagnosticado com um câncer no pulmão há pouco mais de um ano. Ele começou seu tratamento em 2023, no renomado Centro Oncológico Memorial Sloan Kettering de Nova York, nos Estados Unidos.

Quem é Paul Auster?

Publicidade

Natural de Nova Jersey, ele nasceu em 1947 e se tornou um nome de destaque na literatura de Nova York. Descendente de judeus ashkenazi, ele estudou literatura francesa, italiana e britânica na Universidade de Columbia. Após a graduação, morou em Paris de 1971 a 1975, época em que traduziu poetas franceses. Em 1979, com a morte do pai, ele recebeu uma herança que lhe permitiu se dedicar apenas à escrita.

Seu desponte ao sucesso ocorreu em 1982, quando lançou A Invenção da Solidão, um livro de memórias sobre seu pai. Entre seus trabalhos ainda estão sucessos obras como Moon Palace (1989), O livro das ilusões (2002) e Desvarios do Brooklyn (2005).

Ao longo da vida, ele escreveu cerca de 30 livros, alguns chegaram a ser traduzidas para mais de 40 idiomas. Em suas obras, ele costumava abordar a força do acaso, das fatalidades e das coincidências.Sua última aposta foi o romance Baumgartner, publicado no fim de 2023. No romance, ele fala do luto a partir das lembranças de um professor que perdeu a esposa.