MundoNotícias

Moraes x Elon Musk e fuga de capital

O artista plástico Marco Angeli afirmou em seu perfil no X, antigo Twitter, que investidores estão ameaçam retirar capital do Brasil, caso a plataforma de Elon Musk seja censurada por Alexandre de Moraes.

 “Investidores poderosos que anunciam no X já ameaçam, preocupados, retirar seu capital do país caso a plataforma seja realmente fechada. E é apenas a ponta de um enorme iceberg de consequências inevitáveis”.

O artista também publicou um print que mostraria uma conversa com um parente de um advogado da GM.

Publicidade

 

Imagem

Outro que falou sobre a saída de investidores foi o perfil @mcbohm

Imagem

Em janeiro deste ano, a General Motors(GM) que completou 99 anos no Brasil, em 2024, anunciou R$ 7 bilhões em investimentos no país entre 2024 e 2028.

Embora a GM não tenha se pronunciado, a possibilidade de fuga de capital é completamente plausível diante do cenário, uma vez que empresários dependem de segurança jurídica para que investimentos sejam feitos. 

No escopo da segurança jurídica considera-se a previsibilidade de determinados riscos e garantias os quais podem ser considerados a partir da estrutura jurídica definida, respeito às leis, ambiente político estável, Estado de Direito, liberdade econômica, garantia do direito de propriedade, estabilidade monetária, entre outros. 

Tais situações são atualmente questionadas, no Brasil, por juristas, políticos, analistas políticos e cidadãos comuns, embora a mídia tradicional, o atual governo e membros do alto escalão do judiciário mantenham um discurso contrário a essas críticas e certo ar de normalidade.